25 janeiro 2010

Só 4% de mulheres nos cargos de topo

Só 4% nos cargos de topo no privado - Bolsa - DN
Portugal é o terceiro país da União Europeia com menor percentagem de mulheres nos conselhos de administração das maiores empresas cotadas (4%), revela o último estudo da Comissão Europeia sobre igualdade. Mas apesar de todos os indicadores revelarem a existência de fortes disparidades de género no sector privado, o Governo rejeita, para já, a imposição de quotas nas empresas privadas.
"Para esta legislatura o Governo tem outra estratégia, que passa por trabalhar com as empresas no sentido de estimular o empreendedorismo feminino e a promoção de planos para a igualdade", responde Elza Pais, secretária de Estado da Igualdade.

Os últimos dados do Ministério do Trabalho revelam que em Abril de 2009 as mulheres recebiam, em média, 933 euros brutos, menos 18,5% do que recebem os homens. A avaliar pelo inquérito do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) as diferenças salariais têm, lentamente, vindo a reduzir-se: há cinco anos, as mulheres recebiam menos 25%.
Fonte: DN
VER também Portugal mais desigual

23 janeiro 2010

Associações femininas formam empreendedoras com apoio do POPH

Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, preside, sexta-feira, dia 22 de Janeiro 2010 à cerimónia de assinatura dos Contratos aprovados no âmbito do 2.º Concurso para financiamento de projectos de Empreendedorismo Feminino, enquadrados no Eixo 7 – Igualdade de Género, do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) do QREN.

Estes projectos visam: promover estratégias de apoio ao empreendedorismo das mulheres, incentivar o associativismo e a criação de redes, favorecendo o auto emprego, a capacidade empresarial e a qualidade da participação feminina na vida activa.
Estas iniciativas permitem, ainda, dar visibilidade à implementação de planos para a igualdade no contexto das associações empresariais, reforçando a sensibilização das empresas na área da Responsabilidade Social em termos de políticas para a igualdade.

No âmbito da medida 7.6 do POPH - Apoio ao empreendedorismo, associativismo e criação de redes empresariais de actividades económicas geridas por mulheres, foram aprovados 53 projectos, representando um investimento na ordem dos 7 200 000 euros, os projectos têm a duração máxima de 36 meses.
Na medida 7.2 do POPH - Planos para a Igualdade, foram aprovados 15 projectos, representando um investimento na ordem dos 1 300 000 euros, os projectos têm a duração máxima de 24 meses.

A cerimónia no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos conta também com a presença Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, do Governador Civil de Braga, Fernando Moniz, do Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Manuel Albano, e das várias Associações apoiadas

Na actual conjuntura económica, o desemprego feminino é ainda mais alto. As mulheres que procuram emprego por conta de outrem podem mais facilmente encontrar oportunidades trabalho por conta própria. Mas estas oportunidades exigem maiores capacidades de iniciativa, de organização e sobretudo de promoção comercial, pois o empresário tem de angariar clientes todos os dias. Estes cursos de empreededorismo servem para treinar as novas empresárias e para apoiar o processo de desenvolvimento do seu negócio no âmbito de redes associativas de apoio mútuo.

Fonte: Portal do Governo, Portal da Igualdade

20 janeiro 2010

Parabéns à Assomada pelo Prémio Responsabilidade Social


O trabalho comunitário da Associação de Solidariedade Social Assomada,
com sede em Outurela, Carnaxide, foi reconhecido com o
Prémio de Responsabilidade Social na I GALA da
Associação Mais Portugal Cabo Verde.

Uma grande claque de amigos estêve presente para ajudar a Assunção Fernandes a festejar este reconhecimento, incluindo Mariana Abrantes de Sousa, presidente cessante do Clube Soroptimist Internacional Estoril Cascais.







O prémio foi entregue por Rosário Farmhouse, a Alta Comissária para a Imigração e o Diálogo Intercultural, ACIDI no evento que se realizou a 18 de Janeiro de 2010, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.



Num espectáculo apresentado por Maria João Silveira e transmitido em directo pela RTP-África, com apresentações de músicos como Boss AC; Miguel Ângelo; Rui Veloso; Miguel Gameiro; Tito Paris e Sandra Horta, entre muitos outros convidados.

Neste evento foram também atribuídos os Prémios Mais Portugal-Cabo Verde, da autoria da Pintora Graça Morais, aos nomeados seleccionados pelo júri presidido pelo Dr. João Bosco Mota Amaral, nas categorias de Cultura; Desporto; Empreendedorismo; Responsabilidade Social; Prestígio 2009 e Prémio Carreira.

Assunção Fernandes, presidente da Associação Assomada desde 2005, agradeceu a distinção e recordou que a organização funciona ainda com uma estrutura baseada no voluntariado, que recorre única e exclusivamente ao trabalho voluntário de quem acredita que a integração social é um investimento no futuro.

Ela ofereceu o prémio a todos os que ao longo destes perto de vinte anos, desde o início no bairro da Pedreira dos Húngaros em Linda-a-Velha, têm acreditado no trabalho da ASSOMADA, têm dado o seu melhor, têm lhe confiado os filhos e permitido que pelo desporto, nomeadamente pelo andebol, muitas crianças e jovens tenham criado hábitos de disciplina, objectivos e sonhos que os acompanharão pela vida fora.

O andebol é, de facto, o lado mais vísivel da ASSOMADA mas também se desenvolvem outras activadades, como a dança - Grupo de Dança Rabentolas, a música tradicional de Cabo Verde - Grupo de Ferro Gaita Raizz di Funaná e Grupo de Batucadeiras Raizz di Terra. Tem havido também projectos pontuais como o "Regresso às Origens", em que um grupo de 21 idosos caboverdianos regressaram à terra de onde haviam partido há mais de 25 anos. Nestas iniciativas a ASSOMADA, marcado presença e determinação.

"A vocês todos, que directa ou indirectamente nos têm apoiado e que acreditam no trabalho que diariamente desenvolvemos no pavilhão, na sala de estudo, em viagem por esse país fora, escutando, abraçando, ralhando e criando caminhos com os nossos jovens MUITO OBRIGADA e BEM HAJAM." Assunção Fernandes

O Clube Soroptimist International Estoril Cascais, que acompanha e apoia o programa de andebol feminino da Associação Assomada, oferece parabéns a todas as equipas da Assomada, desde a Equipa Técnica até às Infantis por este merecido prémio! As equipas da Assomada treinam no Pavilhão Carlos Queiroz in Carnaxide.

The Soroptimists of the Club of Estoril Cascais are proud to support the work of Assomada to Assunção Fernandes and the Assomada Association who received the Social Responsability prize for their work of with the Handball program for young girls of Cape Verdian origin Carnaxide, Portugal.
We extend our congratulations to Assomada Association for this distinction which was part of the I Gala Portugal Mais Cabo Verde which took place in the Coliseu de Recreios in Lisbon on 18-January-2010.

VER
http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1041767.html
http://associacaoassomada.blogspot.com/
http://www.acidi.gov.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=3116
TVI
http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1044672.html
Ver também projecto Soroptimist no Mindelo e Cabo Verde em PPP Lusofonia

03 janeiro 2010

Revistas Femininas Reconhecem Mulheres Excepcionais

A Revista LUX convida-nos a votar até 13-Janeiro-2009:
VOTE NA SUA PERSONALIDADE PREFERIDA E GANHE PRÉMIOS! A Lux escolheu 13 categorias e o júri nomeou três personalidades femininas em cada uma das áreas. Existirá apenas uma vencedora por cada categoria e essa votação será feita por si, via telefone ou através do site Lux.pt. As suas eleitas serão conhecidas no dia 22 de Janeiro, na edição nº508 da revista Lux e em Lux.pt.
VOTAR Por TELEFONE: a cada nomeada corresponde um número de 01 a 39. Para votar na nomeada correspondente à sua escolha, ligue 760108001 e siga as instruções da operadora. Custo de participação: 0,72€ (IVA incluído).
VOTAR na Internet: http://www.lux.iol.pt/votacao/nomeadas/inicio

A Revista ACTIVA convida-nos a nomear candidatas para o Prémio Mulher ACTIVA 2009 destinado a reconhecer as mulheres que se destacaram pelas suas obras ou realizações em prol da sociedade portuguesa. Candidaturas até 22-Janeiro-2010.
http://activa.aeiou.pt/artigo.aspx?contentid=A217788A-601D-46BE-9FFE-9B097A873EAE&channelid=7E71D51A-8571-4D69-B668-896EF228F60A