28 fevereiro 2010

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

Este ano, assistimos a numerosas iniciativas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a 8 de Março de 2010.

A Revista ACTIVA vai mai uma vez reconhecer o contributo para um mundo melhor ao atriburi o Prémio Mulher ACTIVA 2009,que já vai na 10ª edição, a uma das seguintes 10 nomeadas:

Parabéns a vencedora:

Leonor Tavares Festas, Entreajuda
Ana Margarida Rebelo de Andrade, Universidade Católica
Luisa Barroso, União Zoófila
Margarida Lencastre, Museu das Crianças
Margarida Pinto Correira, Fundação Gil
Maria Eugénia Saraiva, Liga Portuguesa Contra a Sida
Maria Filipa Teixeira, Associação Animais de Rua - Paredes de Coura
Maria Luisa Beltrão Oliveira, Pais em Rede
Maria Madalena D'Orey, ANACED
Maria Teresa Ricou, Chapitô
A gala de entrega do prémio será transmita em directo na televisão SIC Mulher.
Parabéns a todas as nomeadas.

O Clube Soroptimist Internacional Estoril Cascais tem colaborado nesta iniciativa meritória, apresentando as seguintes candidaturas:
Mariana Abrantes de Sousa, do SIEC, nomeada em 2008
Irmã Elvira Nadais, do Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Galiza, nomeada em 2003

O Diário de Notícias convida os leitores a votar aqui nas 5 mulheres mais influentes.

O Clube Soroptimist Internacional Porto Invicta convida-nos a homenagear três mulheres extrangeiras que optaram por se radicar em Portugal.

20 fevereiro 2010

Jornadas de Amistad, Costa del Sol, 15-17 octubre 2010

Bienvenidas a España!
En nombre de todas las Soroptimistas españolas - ¡Bienvenida a España!
Ven y únete a nosotras
en la Costa del Sol (Mijas)
del 15-17 octubre 2010
para celebrar la 8ª Reunión Europea y Jornadas de Amistad, con el lema
"La Fuerza del Optimismo - Reflexión y Crecimiento".

Los 5 clubes españoles están trabajando duro para organizar el evento, con interpretación simultaneo en inglés y francés y nos gustaría contar con tu presencia

Adjuntamos programa provisional del fin de semana. Más información sobre el sitio exacto, el hotel e inscripción será incluida aqui tan pronto que lo tengamos.
Contacto: amistad.soroptimist@gmail.com
SI Club Val d'Aran
SI Club Sitges-Vilanova
SI Club Madrid
SI Club Marina Baixa
SI Club Costa del Sol

13 fevereiro 2010

A Bolsa de Valores Sociais junta promotores e investidores para obter resultados sociais

A Bolsa de Valores Sociais, BVS, uma plataforma que incentiva o papel das Organizações da Sociedade Civil, enquanto agentes de transformação social. 

A BVS permite aos investidores investir em projectos sociais de  uma forma  fácil, segura e transparente.
1. Basta escolher um dos projectos apresentados no portal http://www.bvs.org.pt/,
2. determinar o valor que se quer investir e a forma de pagamento.
3. Se preferir, pode-se optar por um dos nossos Fundos de Investimento.
4. Depois, é só acompanhar o seu investimento a criar lucro social.

O portal também permite aos promotores de novos projectores de fazerem as suas inscrições e candidaturas on-line.
A Bolsa de Valores Sociais é uma iniciativa da Atitude, com o apoio da Euronext Lisbon, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação EDP, que apresenta uma resposta ao desafio de tornar a nossa sociedade mais justa e mais promissora, fortalecendo as Organizações da Sociedade Civil, reconhecendo e incentivando o seu papel como agentes de transformação social.
Contacto: duvidas@bvs.org.pt

11 fevereiro 2010

Congress sobre Violência nas Relações de Intimidade, Coimbra, Maio 2010

Congresso Internacional "Violência nas Relações de Intimidade":
(O)Usar Caminhos em Saúde"
Data: 17, 18, 19 Maio 2010
Organização: ES Emfermagem, Coimbra

No âmbito do projecto “(O)USAR & SER LAÇO BRANCO”, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra está a organizar um Congresso Internacional intitulado "Violência nas Relações de Intimidade: (O)Usar Caminhos em Saúde",
Mais informações sobre este evento podem ser obtidas na página www.esenfc.pt/event/event/home/index.php?target=home&event=53&defLang=1
na qual poderão ter acesso a toda a informação relacionada com o Congresso, nomeadamente o programa, inscrições e submissão de abstracts.
Contacto:  lacobranco@esenfc.pt

07 fevereiro 2010

Soroptimistas reuniram no Ano Novo

O convívio, a partilha de ideias e de projectos foram o mote para o encontro de Ano Novo da União de Portugal da Soroptimist International.

O almoço decorreu no passado dia 16 de Janeiro de 2010, na Quinta do Chão Duro, Azeitão, com a presença de Soroptimitas dos sete clubes nacionais (Lisboa-Fundador, Lisboa-Sete Colinas, Porto-Invicta, Setúbal, Estoril-Cascais, Évora e Caldas da Rainha).
A actual Presidente para o biénio 2009-2011, é Graça Viegas, também fundadora do Clube de Setúbal. A direcção da União é composta também pela Vice-Presidente Maria Amélia Monteiro, a Secretária Antónia Chumbinho, e a Tesoureira Anita Abreu.
O movimento soroptimista, com quase 90 anos de existência, é uma organização mundial de mulheres profissionais que idealizam e agem por projectos de serviços em prol dos direitos humanos e da promoção do estatuto das mulheres em todo o mundo.

Sendo o meio ambiente uma das vertentes de actuação do movimento Soroptimist, o almoço contou também com a presença do Tenente-Coronel José Grisante, oficial da GNR responsável pelo SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente). A divisão da GNR que tem como missão a conservação e protecção da natureza, do meio ambiente, dos recursos naturais, zelando pelo cumprimento da legislação florestal, da caça e da pesca. O SEPNA tem também como missão apoiar o Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SGIF), assim como investigar e reprimir actos ilícitos relacionados com o meio ambiente.

Ao Jornal de Azeitão, Maria de Lurdes Bettencourt, Psicóloga Clínica, fundadora do movimento em Portugal (1985), explicou que “como mulher (esposa, mãe e profissional) precisava de algo mais, algo que gostasse e que fosse aprazível” e recordou a forma como reuniu “23 mães de alunos, mães mais sensíveis aos objectivos do movimento”. Em pouco tempo formou o Clube Lisboa-Fundador cuja cerimónia de constituição contou com a presença de um grupo de filiadas estrangeiras da federação. 25 Anos depois da chegada do movimento a Portugal a Soroptimist assume-se ainda como uma entusiasta em relação aos propósitos e projectos dos Clubes.
AR
Fonte: Jornal de Azeitão, edição de Fevereiro de 2010