28 outubro 2012

Mulheres Juristas lançam novo prémio


A Direcção da A.P.M.J. decidiu instituir o “Prémio Teresa Rosmaninho – Direitos Humanos, Direitos das Mulheres” com vista a honrar a memória e o exemplo da Dr.ª Maria Teresa Seabra Rosmaninho, notável e destemida lutadora pela promoção e defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e membro honorário da A.P.M.J.
Este Prémio, criado com base numa doação de um familiar da Dr.ª Teresa Rosmaninho, visa distinguir e premiar estudos cujo tema se insira na área dos Direitos Humanos das Mulheres e será atribuído a estudantes de mestrado de cursos de Direito.
A atribuição deste Prémio será feita de acordo com um Regulamento próprio que poderá encontrar em www.apmj.pt
No próximo dia 25 de Novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, pelas 17 horas, no Auditório da Casa Museu Teixeira Lopes, em V.N.Gaia, a Direcção da A.P.M.J. promoverá uma Sessão Solene de anúncio público da instituição deste Prémio.
Nesta Sessão, para qual apelamos desde já à sua participação, o Professor Pedro Bacelar de Vasconcelos proferirá uma alocução sobre o tema “Prémio Teresa Rosmaninho – Direitos Humanos, Direitos das Mulheres”.
 Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:593053412@07112011-2B63
             
Associação Portuguesa de Mulheres Juristas 
Desde 1988 pelos Direitos Humanos das Mulheres

23 outubro 2012

Voluntariado como agente de mudança, 24-Outbro, 16h30


Workshop – “O voluntariado como agente de mudança”

ISEG, 24 de Outubro de 2012,  das 16:30 às 19:00 / Aud. CGD | Quelhas


Voluntariado significa dar e  receber com amor, ajudar quem necessita e aprender com experiências enriquecedoras tanto a nível pessoal como profissional - valores que permanecem para toda a vida!
Participe neste workshop sobre projectos e experiências de voluntariado nacional e internacional, moderado pela jornalista Fernanda Freitas na próxima 4ªfeira dia 24 de Outubro, pelas 16h30 no ISEG.

Inscreva-se para:


Filomena Ferreira
ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão
Universidade Técnica de Lisboa

17 outubro 2012

Clube Soroptimista de Setúbal convida


 Apoie o Restaurante Social de Setúbal
Participe no Espetáculo de Solidariedade de dia 27 de outubro 2012, pelas 16h00 no Inatel 

O Clube  Soroptimist International de Setúbal, uma organização que desenvolve projetos destinados a promover os direitos humanos universais, promove a realização de um espetáculo de solidariedade no edifício do Inatel de Setúbal, no dia 27 de outubro, às 16 horas, cujas receitas reverterão integralmente para apoiar o Restaurante Social da Caritas Paroquial da Paróquia de N. Sra. da Conceição de Setúbal.

Trata-se de um projeto dinamizado pelo Padre Constantino Alves, iniciado em junho de 2011, que tem por finalidade apoiar as pessoas carenciadas desta cidade, através da oferta diária de uma refeição completa a cerca de 60 pessoas.
Este Restaurante Social tem características inovadoras, tendo subjacente, para além da dimensão de solidariedade, a responsabilização e participação das pessoas carenciadas no pagamento das próprias refeições, segundo critérios adequados à sua situação económica, contrariando a dependência de subsídios e, por outro lado, procura promover a dignidade humana.
Para promover esta responsabilização, os utentes pagam um valor calculado através do rendimento do agregado familiar e das respetivas despesas fixas, o que se traduz no pagamento da totalidade do preço (€2,20) ou de apenas alguns cêntimos, ou ainda na receção gratuitamente da refeição. Também é promovida a capacitação dos utentes através de ações de formação.

O Espetáculo de Solidariedade conta com os seguintes apoios e participações:
  • Câmara Municipal de Setúbal 
  • Inatel de Setúbal 
  • Grupo de Dança do VFC de Setúbal
  • Coral Infantil de Setúbal | Saxofonista Gonçalo Ferreira 
  • Grupo de Violinos Paganinus do Conservatório Regional de Setúbal 
  • Cantor Diogo Curvo Prego 
  • Designer Nuno Paulo 
  • Teatro Fonte Nova


Trata-se de uma ideia concebida e posta em prática por elementos do Clube Soroptimista e que, à semelhança de outros eventos por realizados no passado, tem por objectivo a recolha de fundos destinados a apoiar instituições de carácter social.
Contacto: soroptimist_setubal@netcabo.pt

Clube Lisboa Fundador celebra 27º aniversário


Clube Soroptimista Internacional Lisboa Fundador comemora o seu  27º aniversário  num jantar que erá lugar no dia 23 de Outubro, pelas 19,30h no Hotel Sheraton em Lisboa.
A verba angariada no jantar será doada á Associação de Actividades Motoras Adaptadas (A.A.M.A), fundada pela Dra. Rita Adler Costa, com quem o Clube celebrou  um protocolo de colaboração. 

Esta Associação realiza programas de ocupação dos tempos livres de crianças com deficiência e outras perturbações do desenvolvimento e, promove a Educação de Hábitos de Saúde e Bem-Estar através da prática desportiva, pela promoção das vantagens e benefícios do exercício no quotidiano da pessoa com deficiência.

Após o jantar teremos fados por Patrícia Rodrigues e música ao vivo tocada por uma orquestra de jovens universitários.
Contacto:  B Marques si.lisboafundador@gmail.com 

Clube Caldas da Rainha celebra 5º aniversário


Por ocasião do seu 5º Aniversário, o Clube Soroptimist International Caldas da Rainha,  em  parceria com a ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, o IPL – Instituto Politécnico de Leiria e a empresa Stab Vida – Your easy genetics laboratory,
tem a honra de convidar soroptimistas, familiares e amigos  para os seguintes eventos:

Data:     quinta-feira, 18-Outubro-2012

17h00  -   Inauguração da Exposição de artes visuais “A Mulher e a Água”, Prémio Maria Isabel (Bé) de Sousa e Castro,
no Museu do Hospital e das Caldas

19h30   -   Jantar e Cerimónia de entrega do Prémio e Homenagem à Soroptimista, caldense e artista plástica  Maria Isabel (Bé) de Sousa e Castro (1927-2010),
 no CCC - Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha

Contacto: M. Rodrigues

14 outubro 2012

Clube Estoril Cascais celebrou 16º Aniversário



O Clube Soroptimist International Estoril Cascais reuniu Soroptimistas e amigas para celebrar o seu 16º Aniversário no histórico
Hotel Palácio do Estoril.



A historiadora Margarida Magalhães Ramalho deu-nos a conhecer e permitiu-nos recordar a brilhante história de Cascais e do Estoril,  desde o tempo da monarquia ainda no século XIX, aos refugiados do século XX que cá encontraram um porto de abrigo e continua atracção do município de Cascais no século XXI.

Entre os convidados, tivemos a presença Maria Luisa Borges Parreira Augusta, neta do General Jacinto Parreira, uma grande figura da história local que foi Oficial às Ordens do Rei D. Carlos e que liderou a primeira concessão da águas termais dos Banhos da Poça em 1894.

A noite foi muito interessante, animada e bastante preenchida.




Aproveitamos para fazer o donativo de 2 cocons para os cuidados de bebés prematuros à médica Teresa Tomé da Maternidade Alfredo da Costa.


Demos as boas vindas a  um novo membro, apresentado pelas suas duas  madrinhas, uma jurista que vai certamente ajudar dar continuidade à actividade do Clube.  Bem vinda!


Tivemos o prazer da companhia de convidados dos nossos parceiros e de soroptimistas de outros clubes, incluindo no novo clube Lisboa Caravela que receberá a sua Carta a 17-Novembro-2012.

Depois de servido um óptimo jantar volante, como em qualquer festa de anos restava cantar os parabéns, cortar o bolo, e tirar a foto de família em que apesar de algumas ausências, contámos com a presença de algumas das nossas veteranas que moram agora no Brasil e em França.

Parabéns e votos de continuação de bons convívios e bons projectos!

Encontro de gerações junta atletas e amigas



A Associação de Solidariedade Social Assomada reuniu antigas atletas e amigos no 1º Encontro de Gerações num torneio amigável intra-muros entre veteranas e jovens no Pavilhão Carlos Queiroz em Carnaxide a 6-Outubro-2012.

Nos intervalos, foram reconhecidas as Melhores Atletas do ano 2011-12

Os treinadores e antigos dirigentes  Xando e a São Fernandes  foram calorosamente recebidos, bem como as
apoiantes do Clube Soroptimist International Estoril Cascais associaram-se ao evento com a presença da sua presidente Fatima Meneses.  

No final, passou-se um video com imagens dos 25 anos de história da Associação Assomada, que foi muito apreciado por todos os presentes, especialmente a claque privativa das veteranas que são agora jovens mães, os seus filhos, que não perderam  um momento da excitação.


Muitos parabéns a todas e votos de bom sucesso à nova Direcção da Assomada liderada pela nova presidente Jairse Freire.

Mariana Abrantes de Sousa 
Soroptimtist International Estoril Cascais  

11 outubro 2012

AR com audição sobre violência de género


Data:  16 de outubro de 2012 pelas 10:30horas.
Local:  Assembleia da Republica 
Subcomissão de Igualdade da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, presidida pela 
Deputada Elza Pais 

logo_ar
Comissão de Assuntos Constitucionais,
Direitos, Liberdades e Garantias
1249-068 LISBOA
Telefone:             21 391 95 30       / 96 67
Fax: 21 393 69 41

07 outubro 2012

Soroptimistas celebram aniversário no Hotel Palácio do Estoril



  


  
As Soroptimistas do Clube Estoril Cascais vão recordar algumas das grandes histórias destas instâncias turísticas com  a historiadora Margarida Magalhães Ramalho,  que nos dará uma visão sobre “Estoril e Cascais, duas praias a mesma vocação turística”

16º Aniversário do Clube Soroptimist International Estoril Cascais 
Data.       sexta-feira,  12 de Outubro, pelas 18h
Local:      Hotel Palácio do Estoril,  Rua Particular, Estoril,   (tel. 214 648 000)
Os proveitos revertem a favor dos projectos sociais do Clube. 

05 outubro 2012

Dress for Success Lisbon procura voluntárias


Dress for Success

VESTIDAS para VENCER! 

A Dress for Success é uma organização que funciona com base na ajuda voluntária, e depende do apoio da comunidade para desenvolver programas e serviços para mulheres economicamente desfavorecidas.

Abaixo encontras alguns exemplos de formas como pode colaborar e ajudar a Dress for Success nas seguintes funções. 

Atendimento personalizado  Os voluntários podem prestar um serviço directo às nossas clientes, ajudando-as a seleccionar o seu guarda-roupa profissional, dando-lhes o apoio e a coragem para uma entrevista de emprego de sucesso.
Assim que a mulher é empregada, ela regressa à Dress for Success para construir um maior guarda-roupa necessário para manter a usa imagem junto da entidade empregadora.

Os voluntários são essenciais nesta segunda visita das mulheres. Asseguram que elas escolhem itens adequados que podem ser misturados de forma a criar vários conjuntos apropriados para o emprego.
Ser "Personal Shopper" é uma função bastante compensadora, fazendo com que a auto-estima e confiança desta mulheres aumente ao sair da nossa "boutique"!

Especialista do Centro de Carreira
Ao trabalhar no programa do centro de carreira, os voluntários têm a oportunidade de: apoiar as mulheres na procura de trabalho; revisão e edição de currículos e cartas de apresentação; pesquisar informações sobre a possível entidade empregadora e oferecer dicas para a entrevista.

Os voluntários do Centro de Carreira encontram-se com as clientes da Dress for Success dentro de um horário estabelecido, no nosso escritório e consoante a sua disponibilidade durante a semana e aos sábados. No Centro, também se continua a dar assistência às clientes, mesmo quando a carreira começa a crescer, desenvolvendo e complementando com outras oportunidades que surjam.

Orador no Programa PWG / Programa de Desenvolvimento Profissional 
São necessários oradores para o Programa de Desenvolvimento Profissional, são seminários onde se discute e desenvolve-se tópicos como comunicação no local de trabalho, gestão de tempo, gestão de bens financeiros, impostos, equilíbrio entre trabalho e casa /família.
Apresentações de uma hora, precedida por um período de perguntas e respostas.

Falar nestes seminários é uma forma fantástica para conhecer mulheres motivadas que pretendem desenvolver ferramentas profissionais e progredir na carreira profissional.

Doação de Roupa 
Qualquer pessoa pode doar roupa e acessórios, novos ou quase novos, apropriados para entrevistas de empregos.
Há sempre uma necessidade particular de tamanhos maiores de roupa, sacos de mão/ pastas e sapatos.

Mercado de Salto Alto
5,6 e 7 de Outubro 
Centro Social Laura Alves
Travessa do Moinho de Vento 
ao Campo Mártires da Pátria

Faça download do formulário de inscrição aquiDepois de preenchido envie para o email lisbon@dressforsuccess.org  
VER Perguntas Frequentes  e respostas 
http://www.dressforsuccess.org/affiliate.aspx?sisid=249&pageid=1
Para fazer doações http://www.dressforsuccess.org/affiliate.aspx?sisid=249&pageid=22
Mercado de Salto Alto https://www.facebook.com/media/set/?set=a.419130068149012.99729.224299217632099&type=1
Apoios:  Junta de Freguesia de São José 

Mutilação genital afecta metade das mulheres da Guiné-Bissau


Crianças são excisadas às escondidas

Mutilação genital afecta metade das mulheres da Guiné-Bissau

A Mutilação Genital Feminina afecta 50 por cento das mulheres na Guiné-Bissau, um ano depois de aprovada uma lei que a proíbe, alertou nesta quarta-feira em Bissau o ministro da Saúde do Governo de transição, Agostinho Cá.
  • 03 Outubro 2012

Não é admissível que a cultura seja utilizada como justificação para o sofrimento de parte da população", disse o ministro, na abertura da 'Conferência Islâmica para o abandono da mutilação genital feminina', que durante dois dias junta em Bissau especialistas sobre a prática, muito comum especialmente em África.
Domingas Gomes, presidente de uma organização não-governamental (Sini Mira Nassique) que há mais anos luta contra a prática da excisão na Guiné-Bissau, concorda com o número apresentado pelo ministro, exponenciado pela presença de populações de países vizinhos.
Num inquérito feito pela ONG no ano passado resultou que 44,5 por cento das mulheres guineenses eram mutiladas, mas neste momento a responsável acha que pode ser 50 por cento, "por causa de pessoas dos países vizinhos que estão a excisar as suas crianças às escondidas".
Também presidente do projecto DJINOPI (Djintis nô pintcha, que em português quer dizer "Pessoal, vamos em frente"), que junta organizações que lutam contra a excisão genital feminina e que é apoiada pelo WFD (Weltfriedensdienst, Serviço Comunitário para a paz mundial, de origem alemã), Domingas Gomes garante: apesar da lei que a proíbe, a excisão continua a ser feita na Guiné-Bissau.
"Sabemos que não há aquele número de barracas (para praticar a excisão) como antes, mas continuam a fazer a excisão feminina às escondidas", e agora "de forma muito mais perigosa" porque sem controlo, disse a responsável, considerando que a lei (de Setembro de 2011) é importante mas que o "trabalho essencial" é a sensibilização das comunidades.
"Se têm conhecimentos vão deixar de fazer mas por causa da lei não estão a cumprir. Só com a lei vão continuar a fazer aquilo que querem, porque mutilar uma criança no seu quarto ninguém vai saber. O pilar mais forte é consciencializar", advertiu.
Por isso, considerou que é importante trabalhar com os líderes religiosos, que "são pessoas credíveis nas suas comunidades". E esse é o objectivo da conferência que hoje começou, apoiada pelo DJINOPI mas também pela TARGET, outra organização não-governamental alemã que luta contra a mutilação, pelas Nações Unidas e pelo Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos da Guiné-Bissau.
Nela vão participar, ao longo de dois dias, nomes como Mohamed Shama, professor de estudos islâmicos no Egipto, Mahamadou Diallo, presidente da Associação Maliana para a Paz e Saúde, Muhamadou Sanuwo, imã gambiano, ou Ousmane Sow, da Rede Islâmica e da População, do Senegal.
Pela TARGET-Direitos Humanos estão Tarafa Baghajati (consultor) e o próprio presidente da organização, Ruediger Nehberg. E também Tcherno Embaló, presidente do Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos na Guiné-Bissau, e Malam Djassi, vice-presidente do Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas contra a Mulher e a Criança.

01 outubro 2012

Cooperatives do it better


2012 has been declared by the United Nations as the International Year of Cooperatives recognizing the contribution of cooperatives to socioeconomic development, mainly their impact on poverty reduction, employment generation and social integration.
With  the theme “Cooperative Enterprises Build a Better World”, the UN aims to promote the development and establishment of cooperatives across the globe.

SIE encourages Soroptimists worldwide to advance cooperatives and raise awareness of their contribution to social and economic development as well as encourage the creation and growth of
cooperatives, especially women’s cooperatives.

For more information, please visit http://social.un.org/coopsyear/
Source: http://www.soroptimist.it/public/Programme-News-January-2012.pdf

Soroptimistas mostram projectos


As Governadoras Helena Monteiro de Castro e Ana Gonçalves Silva apresentaram um poster com alguns dos projectos soroptimistas em Portugal na Reunião de Governadoras da federação Soroptimist International Europe em Julho 2012 em Budapest.

Ver SIE Program News http://www.soroptimist.it/public/Programme-News-January-2012.pdf

Livro Lisboa em tempo de Guerra


Lisboa, uma cidade em tempo de Guerra, de Margarida Magalhães Ramalho

Apresentação a 4 de Outubro, pelas 18h30 - Biblioteca da Imprensa NacionalDurante a II Guerra Mudndial,  a cidade foi invadida por refugiados das mais variadas origens, desde gente simples a casas reais em exílio. Durante este período Lisboa foi também palco de espionagem internacional e guerras de propaganda. Longe de ser exaustivo, este livro, editado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, livro abre caminho para investigações mais aprofundadas. "Enquanto investigadora, andei durante anos de volta de documentação relacionada com a passagem de refugiados em Portugal durante a II Guerra Mundial. Desse trabalho surgiu, entre outras coisas, o Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes, uma iniciativa exclusivamente da sociedade civil e que está on line há alguns anos (http://mvasm.sapo.pt/ ). Talvez por isso, fui, em 2011, convidada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda para organizar um livro que abordasse a temática da espionagem internacional durante o último conflito mundial. Não sendo esse o meu campo de investigação, contrapropus um livro que apresentasse Lisboa durante os anos da guerra, já que, por força das circunstâncias, a esquecida e provinciana capital portuguesa, tinha-se tornado, no porto de esperança que todos queriam alcançar. Por essa razão, por aqui passarão, em trânsito, milhares de pessoas. Gente comum, na sua maioria, mas também casas reais no exílio, membros de governo de países ocupados, militares, artistas famosos, cientistas e muitos intelectuais.A cidade teve, necessariamente, que se adaptar aos novos tempos. Hotéis e pensões a abarrotar, centenas de carros nas avenidas e, imagine-se, mulheres sozinhas a fumar na rua, sem meias que frequentam cafés e esplanadas. Um escândalo…. Lisboa será também palco da espionagem internacional e das guerras da propaganda, aliada e pró eixo. E para contentamento de muitos, aos quiosques vão chegar, livres de censura, os principais jornais e revistas europeus.A partir de 1942, Lisboa prepara-se “para a guerra”: a iluminação pública é pintada de azul, as janelas enchem-se de tiras de papel para prevenir estilhaços em caso de bombardeamento, fazem-se abrigos anti-aéreos na Baixa e no alto do parque Eduardo VII aparecem os primeiros balões de barragem. Com a escassez dos bens essenciais, surgem as filas de racionamento. Para muitas famílias começam então tempos difíceis que só terminarão alguns anos depois da guerra.Este livro não pretende ser um livro de História, mas sim de histórias. Por isso foi concebido de uma forma mais informal, com capítulos independentes que podem ser lidos ao sabor da vontade de cada um. Para cada um deles, escolhi temas incontornáveis – embora outros possíveis houvesse. Nasceram assim cinco capítulos: Todos os caminhos vão dar a Lisboa, Uma cidade em tempo de guerra, Spyland, Duas faces da mesma moeda e Vitória aliada, esperança adiada. Cada capítulo integra diferentes abordagens – materializadas em vários subcapítulos – razão pela qual optei, no início de cada um, por apresentar um pequeno resumo que ajude o leitor a saber o que pode encontrar nas páginas seguintes. A aproximação a cada tema apoia-se em documentação de arquivo, registos de imprensa, citações bibliográficas e alguns testemunhos pessoais.Sendo um trabalho mais de divulgação do que especializado, muito ficou por dizer. No entanto, para aqueles que queiram aprofundar esta temática, existe no final uma série de pistas bibliográficas para os ajudar a ir mais longe. Para os que gostam de partir à descoberta da cidade, o livro vai acompanhado de um guia desdobrável, bem ao jeito dos anos de 1940, onde, num mapa da cidade, vão assinalados alguns percursos relacionados com o tema da obra. Profusamente ilustrado, o livro tem design de Henrique Cayatte com Susana Cruz.Apesar de já estar à venda, esta obra será apresentada ao público por António Mega Ferreira e José Sarmento de Matos no próximo dia 4 de Outubro, pelas 18h30, na Biblioteca da Imprensa Nacional, na Rua da Escola Politécnica em Lisboa. E fica já aqui o convite!Margarida Magalhães RamalhoFonte:  http://amigosdesousamendes.blogspot.pt/2012/09/lancamento-de-livro-lisboa-uma-cidade.html

Lançamento de livro Lisboa uma cidade em tempo de Guerra, 4-Outubro, 18h30 Imprensa Nacional

Margarida Magalhães Ramalho vai também partilhar algumas destas histórias no Aniversário do Clube Soroptimist Estoril Cascais, na sexta-feira, 12-Outubro, 18h no Hotel Palácio do Estoril 


Soroptimist das Caldas oferece alcofas protectoras para bebés prematuros


Publicado na Gazeta das Caldas a 29 de Setembro de 2012 . Na categoria: Destaque Painel Sociedade .
Seja o primeiro a comentar este artigo.

Filomena Rebelo considera que o cocoon é muito útil para os bebés que nascem prematuros
A pequena Constança, que nasceu a 7 de Junho, foi uma das primeiras bebés a experimentar um cocoon nas Caldas da Rainha. “Ela adora, inclusive não dorme no berço”, conta a sua mãe, Rute Rosa, adiantando que a bebé se sente muito confortável.
A partir de agora mais bebés prematuros poderão usufruir desta espécie de alcofa protectora, porque o clube Soroptimist Internacional das Caldas da Rainha ofereceu oito cocoons ao serviço de neonatologia do Centro Hospital Oeste Norte.
Esta é uma iniciativa transversal aos clubes soroptimistas que existem em vários países e, em Portugal, o grupo caldense foi o segundo a entregar este equipamento, que inclui vários modelos, que permitem apoiar o desenvolvimento dos bebés prematuros, em várias fases do seu crescimento.
De acordo com Helena Monteiro de Castro, do clube caldense, os cocoons surgiram num hospital de Marselha (França), quando uma enfermeira que trabalhava com bebés, muitos deles prematuros, sentiu necessidade de criar um instrumento para os ajudar a estar confortáveis. Como esta profissional também era soroptimista, a sua invenção tem-se espalhado pelos outros países onde existe o clube. Filomena Rebelo, directora do Serviço de Pediatria, considera que esta é uma “óptima ajuda” pois o hospital tem “sempre dificuldades financeiras”. Até agora as enfermeiras costumavam aconchegar o bebé, de forma artesanal, com rolinhos de pano, mas a médica considera que o cocoon é uma solução melhor.
De acordo com Filomena Rebelo actualmente nascem, em média, 40 bebés prematuros por ano no hospital caldense. Os bebés muito prematuros nascem em Lisboa e só a partir das 34 semanas é que nascem nas Caldas da Rainha e depois permanecem no hospital para crescer, podendo beneficiar deste equipamento.
Relativamente a outras necessidades deste serviço, a responsável é peremptória na resposta: “precisávamos de uma unidade nova”, disse, lembrando que a maternidade está na parte antiga do hospital que não foi renovada. “Ainda para mais, agora com a junção do Hospital de Torres com as Caldas, perspectiva-se que haverá mais movimento”, acrescentou.
Comemoração do quinto aniversário
Esta iniciativa esteve também integrada nas comemorações do quinto aniversário do clube caldense, o sétimo a ser criado em Portugal.
No próximo dia 12 de Outubro, os membros do clube irão visitar a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, com o objectivo de conhecer as novas instalações, que serão inauguradas em breve, e fazer um balanço do uso dos aparelhos de teleassistência que o clube ofereceu.
No dia 18, pelas 17h00, será inaugurada uma exposição de artes visuais, intitulada “A Mulher e a Água”, na galeria do Museu do Hospital e das Caldas. À noite, pelas 19h30, terá lugar, no CCC, um jantar e cerimónia de atribuição do prémio em homenagem à soroptimista Maria Isabel (Bé) de Sousa e Castro.
O prémio, no valor de mil euros, é o resultado de um concurso dirigido a alunas da ESAD em homenagem à artista caldense, que foi uma das fundadoras do clube e que faleceu em 2010.
“É também uma oportunidade destas jovens mostrarem o seu trabalho, de se mostrarem ao público”, explica a soroptimista Matilde Thomaz do Couto, acrescentando que o prémio para o trabalho vencedor foi patrocinado pela empresa Stab Vida, fundada pelo caldense Orfeu Flores. “Também ele foi beneficiado com uma bolsa de estudo, pelo Rotary Club das Caldas, na altura em que o marido de Isabel Sousa e Castro, Albino Castro, era presidente”, recorda a responsável. A ESAD mostrou abertura a esta colaboração com o clube e a ideia é continuar, possivelmente, com uma periodicidade bienal.
O clube caldense tem actualmente 15 elementos e, no dia de comemoração do seu quinto aniversário, irão entrar mais duas senhoras.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetacaldas.com