24 fevereiro 2013

UN Women grava canção com vozes portuguesas


Ana Bacalhau está entre um lote de vozes que gravou uma canção para o Dia Internacional da Mulher que se celebra a 8 de Março.

A vocalista dos Deolinda é acompanhada por artistas como Angelique Kidjo (Benin), Anoushka Shankar (Índia), Rokia Traoré (Mali), a espanhola Concha Buika e a brasileira Bebel Gilberto.  iniciativa partiu da UN Women, agência da ONU para a igualdade de género e capacitação das mulheres, que subordinará este ano a efeméride a um compromisso: «é tempo de agir para por fim à violência contra as mulheres».


A música, da autoria de Graham Lyle e Fahan Hassan, foi interpretado pela primeira vez em 2011, na apresentação da agência UN Women, na assembleia geral da ONU, tendo sido regravado em 2012 e 2013, com artistas diferentes. Em declarações à agência Lusa, Ana Bacalhau manifestou-se honrada por ter sido convidada pela organização humanitária para participar na gravação, por se identificar com a mensagem e com o trabalho desenvolvido pela UN Women.
«Somos todas uma e só mulher, os nossos problemas são comuns, diferentes em grau e gravidade, em circunstância e cultura, mas estamos juntas nisto de ser mulher. A nossa força, juntas, é ainda maior. É a mensagem a canção», defendeu.
Ana Bacalhau canta em inglês, tendo gravado a sua participação quando esteve em estúdio com os Deolinda a gravar o novo álbum, a editar em Março. A cantora reconheceu que se empenha e preocupa com as questões de direito de género, porque ainda há desigualdades.
«Uma das questões que me foi colocada para responder, quando fiz a canção, foi se eu sentia ainda alguma desigualdade, sendo mulher (...). Sinto em menor grau em relação a mulheres de outros países, mas ainda há resquícios, alguns mais evidentes; alguma desigualdade na forma de tratamento, no acesso ao mundo do trabalho, à forma como fazemos as nossas escolhas pessoais e de vida, ainda somos um bocadinho condicionadas por alguns estereótipos».
Ana Bacalhau recorda que, por trás da ideia dos Deolinda está uma personagem feminina: «uma mulher forte, uma mulher observadora e uma mulher com voz. As personagens femininas que cantam, todas têm uma enorme força e uma voz ativa a olhar a sociedade, e é assim que eu sou e quero ser. Obviamente que ponho um bocadinho disso, e de mim, na Deolinda».
A UN Women foi criada em 2010, para auxiliar os membros da ONU a cumprirem compromissos pela defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de géneros.
http://amusicaportuguesa.blogs.sapo.pt/ 

“One Woman” song to be released on International Women’s Day – the Countdown begins today!
The first song from the UN system will be launched on 8 March. Starting today, the countdown begins, with behind-the-scenes videos chronicling the song’s year-long production at http://song.unwomen.org. This musical celebration of women worldwide features more than 20 artists from across the globe.   
http://youtu.be/wXf77gWc9Bg

23 fevereiro 2013

Kathy Kaaf visitou projecto do Clube Lisboa Fundador

Durante a sua visita a Lisboa em 2012, Kathy Kaaf, Presidente da SIE a Federação Europeia, participou na plantação de árvores no projecto do SI Club Lisboa Fundador, em Cova da Moura. 
Ver video em 
http://vimeo.com/43460834

Soroptimistas visitam Lisboa do tempo da 2ª Guerra Mundial, sábado, 9-Março, 10h

O clube Soroptimist International Estoril Cascais convida-nos a visitar a  surpreendente   Lisboa, cidade que guarda as memórias da passagem de muitos refugiado,s, alguns deles com vistos de Aristides de Sousa Mendes  e espiões durante a 2ª Guerra Mundial.

A cidade guardou memórias da passagem de toda esta gente, nas sua ruas, avenidas, hotéis  cafés e esplanadas, que vamos visitar sob orientação da historiadora Dra Margarida Magalhães Ramalho. 

Data:              sábado, 9-Março-2013, 10h - 13h 
Local de encontro:  Casa Museu Medeiros e Almeida, Rua Rosa Araújo, 41 Lisboa (Metro Marquês de Pombal)
Inscrições:     10 euros 
Contacto:     RSFF  cijcr@gmail.telepac.pt, soroptimistestorilcascais@gmail.com 



Conferência sobre Microcrédito, Évora 27-Fevereio, 15h



O SI Clube de Évora convida para assistir a uma conferência a realizar em 27 de Fevereiro às 15h00, conforme cartaz anexo.
Será orador o Dr, Edgar Costa, licenciado em economia pelo ISEG e MBA Finanças pela Universidade Católica Portuguesa. É actualmente Gestor Operacional de Microcrédito da Associação Nacional de Direito ao Crédito.

Nota introdutória:
“O Microcrédito é um empréstimo de pequenas dimensões, em condições especiais, destinado a financiar o arranque de um negócio, daqueles que não  têm acesso ao crédito de outra forma. Numa época de crise e desemprego esta alternativa de financiamento é mais importante do que nunca. A crescente procura deste tipo de financiamento prova que, apesar das dificuldades, é possível mudar de vida e encontrar um caminho de futuro. A ANDC, pioneira em Portugal neste tipo de financiamento, existe há 14 anos e  já apoiou mais de 1750 empreendedores, contribuindo para a criação de mais de 2.200 postos de trabalho.  A ANDC é uma Associação sem fins lucrativos e presta o seu apoio gratuitamente. O apoio prestado pela ANDC não se limita à elaboração e análise de planos de negócio, os técnicos da associação acompanham, o promotor e o seu negócio até terminar o pagamento do empréstimo, e, há medida das necessidades de cada um.”

Seminário, 1-Março-2013, 14h

“Falar Claramente Sobre Violência de Género" é um projecto promovido, actualmente, pela Associação O Ninho financiado pelo POPH – PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO. 
EIXO: 9 TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO: 9.7.7
ACÇÃO TIPO: Acções de intervenção no Combate à Violência de Género

é_desta.jpg

09 fevereiro 2013

Mudar o Mundo, de mulher a mulher

Os recursos soroptimistas traduzidos em português são um grande achado.  http://www.soroptimist.org/members/translatedresources/portuguese.html

Pode-se encontrar manuais de como fazer para recrutar novas sócias para um Clube Soroptimista e com reter antigas, como fazer um orçamento associativo, e como  angariar fundos.  

O objectivo soroptimista é tão simples quanto ambicioso:   
Melhorar o Mundo, uma mulher ou menina de cada vez


"Mude a vida de uma mulher ou menina, e mude o mundo!

Parece impossível?    Não para as Soroptimistas.

O seu clube sabe que quando uma mulher tem os recursos e apoio que precisa, elas mudam suas vidas e a vida de suas famílias. Famílias fortes edificam fortes comunidades, países e um mundo melhor.
Os programas Soroptimistas realizam uma mudança fundamental para mulheres através de capacitação
econômica, acabando com a violência e avançando a condição de mulheres e meninas em nossa sociedade.
A contribuição de seu clube ajuda mulheres, através dos programas Soroptimistas, a ter uma vida melhor e seguir seus sonhos...  http://www.soroptimist.org/members/fundraising/FundraisingDocs/ClubGiving/Club%20Giving%20Benefits_2012-2013_P.pdf 

Ver mais em http://www.soroptimist.org/members/translatedresources/portuguese.html





06 fevereiro 2013

Portugal ratifica Convenção de Istambul sobre a Violência Doméstica


            COMUNICADO Nº 33/XII do    Deputado MENDES BOTA

PORTUGAL É O PRIMEIRO ESTADO MEMBRO DA UNIÃO EUROPEIA A RATIFICAR A CONVENÇÃO DE ISTAMBUL

O Deputado Mendes Bota, Relator Geral sobre a Violência Contra as Mulheres, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, acaba de emitir uma declaração em Estrasburgo, regozijando-se com o facto de Portugal se ter tornado o primeiro Estado membro da União Europeia a completar o processo de ratificação da Convenção para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, também conhecida como Convenção de Istambul.

Esta manhã mesmo, o representante de Portugal junto do Conselho da Europa, Embaixador Luis Filipe Castro Mendes, fez entrega do instrumento de ratificação à Secretária Geral Adjunta daquela instituição europeia, Gabriella Battaini-Dragoni (ver foto anexa).

Portugal segue-se, assim, à Turquia e à Albânia (entregou ontem o seu instrumento de ratificação), tendo Mendes Bota acompanhado, no exercício das suas funções, todas as etapas destes processos de ratificação, tal como está fazendo em outros Estados membros do Conselho da Europa.

Eis o teor integral da declaração produzida pelo parlamentar:

 “Estas duas ratificações mais reforçam a convicção de que a entrada em vigor da Convenção de Istambul será possível em 2013.
Saúdo, por isso, a ratificação da Convenção do Conselho da Europa sobre a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica pela Albânia, a 4 de Fevereiro, e Portugal, hoje. Espero sinceramente, que se sigam mais Estados nos próximos meses.
Depois da Turquia e da Albânia, Portugal é o primeiro Estado membro da União Europeia a ratificar a Convenção de Istambul, e isso é também um sinal importante. A Convenção é o instrumento internacional mais avançado que lida com a violência de género, e que reconhece que a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos e uma forma de discriminação.
As legislações nacionais poderão não estar já totalmente em linha com a Convenção, mas isto não deverá ser usado como justificação para adiar a ratificação, pois há sempre tempo e lugar para aperfeiçoamentos. Por isso, apelo a todos os Estados membros do Conselho da Europa, para aproveitarem este momento e apressarem os seus processos de ratificação. A Convenção entrará em vigor após 10 ratificações, e acredito que todos juntos iremos tornar isso possível em 2013.”

Deputado MENDES BOTA
Lisboa, 5 de Fevereiro de 2013

Eleito em representação da Região do Algarve
Palácio de S. Bento     1249-068 Lisboa
Telef: 213 917 282    Mail:  mendesbota@psd.parlamento.pt
Sítio electrónico: www.mendesbota.com 
 Pelo Gabinete de Apoio
Cristina Robalo – Assistente
Telefone - 213917282

01 fevereiro 2013

Mediação apresentada em Algés


MEDIAÇÃO FAMILIAR

A Mediação Familiar é um meio alternativo (também preventivo) de resolução de conflitos emergentes de relações familiares, pelo qual as partes em desacordo, designadas por mediados, são auxiliados por um terceiro, neutro e imparcial, o mediador, a procurar por si próprias uma solução ou soluções que os satisfaça.

O mediador é um especialista em comunicação, que não julga, não aconselha, nem decide, não dá apoio jurídico nem técnico, podendo os mediados consultar advogados ou comparecer por eles acompanhados.
O poder de decisão cabe exclusivamente aos mediados.

A mediação é um processo privado (extrajudicial), voluntário, confidencial, informal e flexível, célere e económico.

Focada nos interesses e necessidades dos mediados, a Mediação Familiar, procura uma solução mais eficaz e adequada e a restauração dos laços quebrados ou fragilizados pelo conflito, pensando sempre nas relações futuras e duradouras em que se assentam as relações familiares.

Sendo a Mediação Familiar mais procurada para a resolução de conflitos originados pelo divórcio e separação de pessoas e bens e, consequentemente, relativos às responsabilidades parentais, à atribuição da casa de morada da família, à fixação de alimentos ao cônjuge que deles careça e à partilha de bens, não se esgota com estes temas, podendo ser a solução para qualquer tipo de conflitos surgidos no seio da família, como conflitos entre pais e filhos, entre irmãos, conflitos entre outros parentes e partilhas.

A Mediação Familiar não resolve de forma mágica todos os problemas, mas é
o caminho para chegar às soluções.

Rui Pedro Batista: Gender and entrepreneurship: Advancing debate and ...

Rui Pedro Batista: Gender and entrepreneurship: Advancing debate and ...: Purpose – The purpose of the paper is to address the fundamental nature of skill and identify how an examination of skill may be introduced...