30 maio 2006

Uma em cada 4 mulheres sofre violência doméstica

A violência doméstica é um flagelo que afecta mulheres e crianças de todos as classes e regiões.

Contacto: Linha Nacional de Emergência Social 144

29 maio 2006

Jovens luso-descendentes reunidos em Lisboa

Lisboa - Jovens luso-descendentes reunidos em Lisboa
Quarenta e seis jovens oriundos das comunidades portuguesas estão reunidos em Lisboa, desde o início da semana de 26-Maio-2006 no V Encontro Mundial de Luso-descendentes

Amigos de Angelina e Aristides de Sousa Mendes



Está prevista a constituição dos Amigos de Angelina e Aristides de Sousa Mendes a 17-Junho-2006 em Cabanas de Viriato


Este dia é o aniversário do Dia da Consciência de 17-Junho-2007 quando o Cônsul de Portugal em Bordéus decidiu seguir os dictamens da sua consciência e iniciou a maratona de concessão de vistos que permitiram a entrada em Portugal de mais de 30.000 refugiados.


Em Memória de Aristides de Sousa Mendes

TO OUR FRIENDS:

Sousa Mendes museum project is moving ahead, with our help !

In 2005, the Foundation Aristides de Sousa Mendes achieved some important milestones and more are expected in 2006, with the help of all who wish to honour the heroic actions of Aristides e Angelina de Sousa Mendes in Bordeaux in 1940.

Ø The Sousa Mendes family mansion in Cabanas de Viriato, Carregal do Sal was classified as a Portuguese National Monument on 3-February-2005. It is owned by the Foundation which has plans to restore and transform it into a museum and center for the study of tolerance as tangible evidence of heritage for a Culture of Peace

Ø UNESCO honoured Aristides de Sousa Mendes as part of its 60th anniversary whose theme was Peace among Peoples, Dialog among Civilizations and Respect for Cultural Diversity with two concerts in Paris, on 11-May and 10-November 2005, part of the proceeds being donated to the Foundation

Ø On 19-July-2005, the Foundation signed a Protocol with the Portuguese Ministry of Foreign Affairs under which it is to receive annual support for the development of the Museum and of a Center for the Study of Human Rights.

Ø Aristides de Sousa Mendes was honoured by PALCUS Portuguese American Leadership Council of the United States, in Newark, New Jersey on 12-November-2005.

Ø The General Directorate for National Monuments (DGEMN) is elaborating a preliminary study for the restoration of the Sousa Mendes house and the creation of the museum

The Museum of Jewish Heritage in New York has established an exhibit regarding the Act of Conscience of Aristides de Sousa Mendes with the Book of Consular Visas from the Portuguese Consulate in Bordeaux of 1940 on temporary loan from the Portuguese Ministry of Foreign Affairs

The year of 2006 is important for the development of the museum project and the necessary fund raising. The Sousa Mendes Foundation has a rich moral heritage in moral terms, but needs our material assistance to establish a fitting and living memorial of Aristides de Sousa Mendes and his exemplary and altruistic actions

Donations to the Foundation are exempt from income tax in Portugal under the Lei do Mecenato, and may be made by money transfer or check sent by mail, together with name, address and tax number for the respective receipt to:


Fundação Aristides de Sousa Mendes

Rua Augusto Rosa, 66, 2Dto

1100-059 Lisboa, PORTUGAL

Tel: (351) 218 879 090

Bank: Montepio Geral, Rua do Ouro, Lisboa

NIB 0036 0185 9910 0005 22121

IBAN: PT50 0036 0185 9910 0005 22121

BIC: MPIOPTPL

27 maio 2006

Concepcion Roncon na II Jornada da Mulher Empresária em Badajoz, 19-20 Maio-2006


Concepcion Roncon, Presidente Cessante do Clube Estoril Cascais, participou como oradora no painel sobre experiencias empresariais na II JORNADA DE LA MUJER EMPRESARIA em Jerez de los Caballeros, Badajoz.
O evento foi organizado por o Instituto de la Mujer de Extremadura (IMEX), através da sua Agencia de Innovación Laboral y Fomento Empresarial de la Mujer (AGILFEM) e for inaugurado por o Consejero de Cultura de la Junta de Extremadura, Francisco Muñoz, e tinha por objectivo favorecer o contacto entre empresarias extremenhas e as de outras comunidades autónomas e de fora de Espanha.

Assistiram representantes de asociações empresariais (FIDEM, CAMARA DE COMERCIO, ORMEX) e participaram mulheres empresárias que contaram as suas experiencias a apresentaram os seus projectos empresariais. O espaço de exposicão contava com mais de 40 stands.

Soroptimistas da California Reconhecem Excelência


As Soroptimistas de Tulare, uma pequena cidade na California onde existe uma antiga comunidade portuguesa, reconhecem as jovens mais prendadas com o certificado de "Soroptimist Girl of the Month", com base nos seus méritos académicos na sala de aula mas também nas suas realizações e méritos fora da sala de aula, nomeadamente no associativismo,desporto, voluntariado e serviço à comunidade.

Assim se pode reforçar e apoiar as mulheres líderes da amanhã.

Lisboa, a Mulher e a Vida, 28-Maio, 10h, Rocha Conde de Óbidos

Maratona Clube de Portugal organiza corrida para mulheres em Lisboa, no próximo dia 28 de Maio, 10h, da Rocha Conde de Óbidos à Torre de Belém

No dia 28 de Maio faz-se um apelo a todas as mulheres, independentemente da idade, para participarem na corrida «Lisboa, a mulher e a vida – 5 km EDP». O objectivo é o de angariar fundos para a compra de aparelhos de rastreio do cancro da mama. São meia dezena de quilómetros a correr ou andar por uma nobre causa.

O Maratona Club de Portugal, a EDP, e os seus principais parceiros como o Instituto do Desporto de Portugal, com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Associação Portuguesa de Senologia, organizaram uma competição destinada apenas a mulheres.

As inscrições, limitadas a 5.000 participantes, poderão ser entregues em qualquer agência do Banco Banif.

Podem também ser feitas online, através do site www.banif.pt

A entrega dos dorsais e t-shirts, decorrerá debaixo da pala da Ponte 25 de Abril, nos dias:

26 de Maio - Das 10 horas às 20 horas;
27 de Maio - Das 10 horas às 21 horas.
No dia 28 de Maio, entre as 8 horas e as 10h30, far-se-á a entrega dos chips, na Rocha Conde de Óbidos.

Maratona Clube de Portugal
Av. João Freitas Branco, 10
Laveiras
2760-073 Caxias - Oeiras
Telefone: 21 4413182
Fax: 21 4413073
E-mail: inscricoes@mcp.jazznet.pt

26 maio 2006

Direitos Humanos em Colóquio na Assembleia da República, 30-Maio, 9:30

Na terça-feira, 30-Maio, a Assembleia da República recebe um Colóquio sobe o Género, a Igualdade de Oportunidades, a Saúde Reprodutiva e o Desenvolvimento organizado por GPPSPD-Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento e APF-Associação para o Planeamento da Familia

Contacto: apfsede@apf.pt

19 maio 2006

Governadoras representam a União


Parabéns e muito obrigada às Governadoras que tomaram a inicitiva de celebrar o 10º Aniversário da União de Portugal com entusiasmo e sem reticências, demostrando que são mesmo representantes de grande valor.

As funções das Governadoras como representantes da União estão definidos no Artigo XI, Estatutos da União:
"Participação nas reuniões da Uniao
4. As Governadoras participarão em todas as reuniões de Direcção e de Delegadas a nível da União.
Representação da União
5. As Governadoras participarão nas reuniões das Governadoras da Federacão e representarão os pontos de vista da União relativamente aos pontos da ordem de trabalhos."

Se as pessoas se conhecem pelas suas acções, as organizações conhecem-se pelas suas acções colectivas, pelo que fazem em conjunto.

Diz-se que a união faz a força: juntas conseguimos fazer o que não poderiamos fazer individualmente. Uma União mais forte faz os Clubes mais fortes.

Como as velas individuais que ao se derreterem se combinaram num bloco!

17 maio 2006

Parabéns União de Portugal 1996-2006


A Soroptimist International-União de Portugal celebra o seu 10º Aniversário a 18-Maio-2006 com um jantar-convívio para todas as Soroptimistas por iniciativa das Governadoras. Vamos celebrar juntas !

Os mandatos Soroptimistas são de 2 anos, por isso, criação e consolidação da União de Portugal representa o esforço de 6 direcções e de membros de todos os Clubes que têm dado o seu contributo e passado o testemunho. Por exemplo, o Clube Soroptimist International Lisboa Fundador que celebrou o seu 20º Aniversário em Outubro 2005, já têve 11 Presidentes.

Vamos reflectir, porque é que eu sou Soroptimista ?

16 maio 2006

Friendship Days, Lisbon, 22-24 Sept-06


The members of the SI Lisbon Founder Club will host the European Meeting and Friendship Days in Lisbon with the theme "Globalisation, worldwide development and the influence of women"

Friday, 22-Sept-06
18:30-20:30 Welcome Cocktail, Convento de Nsa Sra dos Cardais

Saturday, 23-Sept-06
9:00 Conference, Fundação Calouste Gulbenkien, Avenida de Berna
16:15 Tourist Visits around Lisbon
20:30 Gala Dinner

Sunday, 24-Sept-06 Various visits and Farewell events

Monday, 25-Sept-06 Visit to Évora, UNESCO worldheritage site

Tuesday, 26-Sept-06 Visit to Óbidos medieval walled town, Alcobaça, Batalha, Fátima

Contactos: rosamaria@walter.pt, fax: +351 213 539 311

Colóquio Mulheres e Migrações, 27-Maio, 9:00h

Elza Pais, Presidente da CIDM, vai moderar o Colóquio Mulheres e Migrações que terá lugar no sábado, 27-Maio-05, das 9:00h às 13:00h no Instituto Franco Português na Avenida Luis Bivar, 91 em Lisboa.

As oradoras jão Agustina Bessa-Luis, escritora, Gaye Petek da França, Amina Hajji de Marrocos e Florence Taubman da França.

Contacto: lapis.lazuli@netcabo.pt, fax 213 244 442

Mulheres Construindo a Paz



O tema da Federação Soroptimist International Europe desde 2003 concentra-se na construção da paz, agora focando o património para a cultura da paz.

Reuniões de Governadoras da Federação SIE




A presença portuguesa na Eslovénia em 2004 e na Austria em 2005, na reunião anual de presidentes e governadores e no Congresso que reunião cerca de 1300 Soroptimistas em Viena de mais de 50 países para falar do tema Mulheres Construindo a Paz.

Soroptimistas divulgam Manual da Prevenção da Violência Doméstica


O Manual de Prevenção da Violência Doméstica faz parte da campanha "Estrada Larga - Caminhos para famílias sem violência", da associação Soroptimist Internacional Clube do Porto Invicta e pode ser consultado no blog http://manualmediavd.blogspot.com/
O objectivo deste Manual é de mobilizar os meios de comunicação social como instrumento de mudança de atitudes, denunciando ao mesmo tempo os vícios da linguagem e dos métodos sexistas.

A CIDM/CIG presta um serviço de atendimento e apoio juridico através da Linha de Apoio às Vítimas: 800 202 148 (linha gratuita em Portugal)

O Projecto Estrada Larga é apontado pela CIG como um exemplo de boas práticas em
http://www.3sector.net/equalificacao/src_cdroms/cidadania_igualdade_genero/links/Empreendoris.pdf

CIDM abre candidaturas ao financiamento de projectos das ONG

A CIDM aceita candidaturas, até 30-Junho-06, para o financiamento de pequenos projectos e acções de ONGs, Organizações não Governamentais, ao abrigo do Decreto-Lei 246/98 alterado pela Lei 37/99. O montante disponível para o financiamento dos projectos no ano de 2006 é de 29 500 Euros. As acções podem consistir de seminários e conferências

A Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, criada pelo Decreto Lei 166/91, sob a tutela da Presidencia do Conselho de Ministros, é um serviço público com a missão de promover a igualdade de direitos e oportunidades.
Contacto: cidm@mail.telepac.pt

A Soroptimist International - União de Portugal faz parte do Conselho Consultivo da CIDM

Soroptimistas promovem II Maratona da Paz, Kigali Ruanda


A Federação Soroptimist International Europe que agrega os clubes e uniões Soroptimistas na Europa e em Africa promoveu a II Maratona da Paz,em Kigali, Ruanda,em 14-Maio-2006.
A Soroptimist Internacional é uma das maiores organizações mundiais de mulheres que, além da sua profissão, trabalham como voluntárias, dando apoio às comunidades onde estão inseridas.
Um dos objectivos do Clube Soroptimist de Kigali é o apoio às vítimas do genocídio de 1994 que custou a vida a cerca de 1 milhão de pessoas. A participação nesta Maratona, poderá contribuir para a construção de casas e centros de educação para raparigas no Ruanda.
Este ano inscreveu-se TIAGO DIONISIO, um atleta amador Português do Clube Stress que ficou classificado no 403º lugar na 20ª MARATONA DE LISBOA. O Clube Stress é composto por amigos apaixonados pela corrida e introduziu em Portugal o conceito de "correr por solidariedade".

Soroptimist International: A voz mundial para as mulheres


A Soroptimist International começou em Oakland, California (USA)em 1921 e actualmente agrega mais 93.000 mulheres profissionais em cerca de 3.000 clubes. O nome Soroptimist vem do latim, “soror” e “óptima” e pode ser interpretado como “o melhor para as mulheres”. Os Clubes Soroptimistas privilegiam a diversidade com apenas dois membros de cada profissão. Para ser convidada a pertencer a um Clube Soroptimista, uma mulher tem de estar ou ter estado profissionalmente activa.

Os objectivos Soroptimistas são:
.Manter um elevado nível ético na profissão, nos negócios e na vida em quotidiana
.Promover os direitos humanos em geral e favorecer a promoção da mulher em particular
.Desenvolver o sentimento de amizade e da união entre Soroptimistas de todos os países
.Cultivar o espírito de serviço e de compreensão humana
.Contribuir para a compreensão internacional e para a amizade universal

A SI promove a participação activa das mulheres na tomada de decisões a todos os níveis da sociedade. As actividades dos Clubes são inspiradas pelas necessidades da comunidade e movidas pelo espírito Soroptimista da amizade e do trabalho colectivo, com base na nossa capacidade de Compreender, Intervir e Agir

Áreas de Actuação:
.Ambiente
.Boa Vontade e Compreensão Internacional
.Desenvolvimento Económico e Social
.Direitos Humanos e Promoção da Mulher
.Educação e Cultura
.Saúde