24 abril 2008

Soroptimista nomeada para o prémio Mulher Activa

Mariana Abrantes de Sousa, presidente do Soroptimist International Clube Estoril-Cascais está entre as 10 finalistas para o prémio Mulher Activa, promovido pela revista ACTIVA do Grupo Edimpresa, pelo seu trabalho voluntário a favor do projecto Aristides de Sousa Mendes.

Aristides de Sousa Mendes era cônsul de Portugal em Bordeaux em Junho 1940 e tinha sido proibido de conceder vistos a judeus e outros “indesejáveis”.
Com o apoio da sua família, decidiu seguir a sua consciência e salvar milhares de refugiados na mesma semana dramática em que o General Charles de Gaulle lançou o apelo à resistência.
Por isso Aristides de Sousa Mendes é reconhecido como Justo entre as Nações, e o seu Acto de Consciência é considerado uma das acções de salvamento mais importantes.
O acto exemplar de Aristides de Sousa Mendes serve para nos recordar o poder de uma pessoa que sabe responder no espírito de tolerância e altruísmo aos grandes dilemas de consciência nos piores momentos.

Apesar de ter sido criada em Beijós, a terra ancestral de Aristides e Angelina de Sousa Mendes, foi em New York que Mariana conheceu a história do altruísmo de Sousa Mendes pela primeira vez há mais de 20 anos. Junto com outras Soroptimistas e amigos de Sousa Mendes, Mariana reuniu os contributos de diversos profissionais voluntários para compilar o estudo preliminar para a criação do Museu Sousa Mendes na Casa do Passal em Cabanas de Viriato e inserção no circuito turístico da região centro.

Neste momento, o mais urgente é colocar uma cobertura provisória para proteger a Casa do Passal das intempéries, o que custa pelo menos 20.000 euros.

Para o futuro, o grande desafio é ajudar a Fundação Aristides de Sousa Mendes a angariar os cerca de 3 milhões de euros necessários para reabilitar a Casa do Passal, agora classificada como Monumento Nacional, e para criar e dinamizar o Museu e Centro de Memória Aristides de Sousa Mendes.

O prémio anual Mulher Activa, atribuído pela revista ACTIVA, em associação com a Pantene Pro-V, destina-se”a premiar o esforço de quem nunca baixa os braços na luta por uma vida melhor”, reconhecendo também o trabalho voluntário e associativo.

Parabéns a todas as nomeadas pela sua dedicação extraordinária!

Ana Paula Varela dos Reis, voluntária no Centro de Reabilitação de Alcoitão
Barbara Veiga Ramos Dias, Novos Rostos, Novos Rumos
Isabel Fonseca Guerra, Novo Futuro
Mafalda Carreiro Moniz, Centro Social Bairro 6 de Maio
Margarida Vieitez, Espaço Família
Maria Guida Faria, Liga Portuguesa de Deficientes Motores
Maria Irene Antunes Mendes, Centro Horizonte
Mariana Abrantes de Sousa, Soroptimist International Clube Estoril Cascais, voluntária no projecto Aristides de Sousa Mendes
Rosa Castelão Rodrigues, Associação Moinho da Juventude
Susana Maria Fonseca, Quercus