12 dezembro 2009

Participe na luta contra o cancro da mama em Portugal

Tal como outras formas de cancro, o cancro da mama é um aglomerado de células originárias que tomaram um comportamento irregular causando tumores nos orgãos. Quando não diagnosticado a tempo, o tumor espalha-se pelo organismo, tornando-se o seu combate bastante mais complexo.

Cancro da mama em Portugal : Uma em cada 11 mulheres em Portugal irá ter cancro da mama. Por isso, o cancro da mama é o cancro com maior taxa de incidência em Portugal.

Anualmente surgem cerca de 4500 novos casos.
A taxa de incidência do cancro da mama está a aumentar de ano para ano.
Cerca de 1500 mulheres morrem todos os anos em Portugal devido ao cancro da mama.
Mais de 90% dos cancros da mama são curáveis, se forem detectados a tempo e tratados correctamente.

O cancro da mama aumentou de forma muito significativa nas últimas três ou quatro décadas do século XX, sobretudo nos chamados países desenvolvidos. Sendo a forma de cancro mais frequente na mulher, raramente surge antes dos 30 anos de idade, aumentando significativamente a partir dos 45 anos e principalmente depois dos 60 anos.

A Laço é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, criada em Outubro 2000, com o objectivo de ter um impacto significativo na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama no nosso país através de campaNegritonhas de informação e de angariação de fundos, como formas de apoio ao diagnóstico precoce e ao tratamento do cranco da mama.
Ver as campanhas Dias Cor-de-Rosa e Fashion Targets em
http://www.laco.pt/, http://associacaolaco.blogspot.com/

Teve cancro da mama?
Pode participar num estudo Linkpara um doutoramento em Psicologia da Saúde?
O estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, está a decorrer no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, e tem o título: “Stress e crescimento pós traumático: Estudo longitudinal do ajustamento em mulheres sobreviventes ao cancro de mama”.
Contacte IAlvarez@ispa.pt

Aqui fica um conselho de uma sobrevivente a todas as mulheres:
Façam o rastreio do cancro da mama e, em caso de dúvida, não facilitem.
Afinal, amanhã pode ser tarde de mais.
Liga Portuguesa Contra o Cancro, http://www.ligacontracancro.pt/
Linha Cancro: tel. 808 255 255, linhacancro@ligacontracancro.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai criar em breve a Associação de Ligas Contra o Contra o Cancro para combater estas doenças no espaço lusófono, patrocinando campanhas de prevenção e rastreio.