16 março 2010

Eliminar as disparidades de remuneração entre géneros

Close the gender pay gap in Europe

O dia 26-Março-2010 é o dia da igualdade de remuneração entre os géneros

A Comissão Europeia lançou uma campanha de informação em todos os países da UE, sobre as disparidades salariais entre homens e mulheres. Se pretender saber mais sobre a campanha ou se desejar actuar como agente de reencaminhamento de informações, poderá consultar aqui todos os materiais disponíveis. Poderá também transferir e imprimir diversos instrumentos de comunicação para a campanha (folhetos, cartazes, apresentações em PowerPoint, videoclip), ou solicitar o envio do kit de comunicação por correio.
http://ec.europa.eu/equalpay

As disparidades salariais entre homens e mulheres correspondem à diferença média entre o pagamento à hora dos homens e das mulheres no conjunto da economia.
Por toda a Europa, as mulheres ganham em média cerca de 18% menos do que os homens, sendo que as disparidades salariais entre homens e mulheres estão a aumentar em alguns países.

As disparidades salariais entre homens e mulheres têm também um impacto importante nos rendimentos ao longo da vida e nas reformas das mulheres. Auferir um salário menor implica ter uma reforma mais baixa, o que aumenta o risco de pobreza para as mulheres idosas. As disparidades salariais entre homens e mulheres são a consequência da discriminação e das desigualdades no mercado de trabalho que, na prática, afectam principalmente as mulheres.
As disparidades salariais estão associadas a uma série de factores legais, sociais e económicos, que ultrapassam largamente a simples questão de um salário igual por um trabalho igual.
Enviar um comentário