08 março 2015

Mulheres e desenvolvimento - Dia Internacional da Mulher 2015

Muitos dos indicadores de desenvolvimento económico e social coincidem com a condição das mulheres e meninas do país.  Será apenas uma correlação das métricas, uma mera coincidência,  ou será instrumental, na medida que uma das melhores formas de promover o desenvolvimento e sustentabilidade económica é apoiando as mulheres e meninas?

A tradição  já dizia que educar uma mulher é educar uma família, e educar duas mulheres é educar uma comunidade.

Os estudos de investigação mais recentes deixam poucas dúvidas, reforçando a importância central das mulheres no desenvolvimento económico e social.


Para o relatório Women Matter 2012, a consultora  McKinsey International examinou programas de diversidade de género de 235 grandes empresas europeias bem como as suas iniciativas para aumentar o número de mulheres em cargos de gerência.  A pesquisa constatou que a maioria das empresas estão agora a tomar questões de diversidade de género extremamente a sério, dedicando recursos reais para corrigir o desequilíbrio entre os sexos.
Como se mede o sucesso ?

As empresas com a maior proporção de mulheres em posições de topo realizaram  uma série de iniciativas de género, em três dimensões:
  1. A alta direcção empenhou-se visivelmente  em responder ao desequilíbrio entre os sexos
  2. A representação das mulheres no "banco de talentos" é monitorada com cuidado e de forma consistente
  3. Compreender e resolver mentalidades e barreiras subjacentes, entre homens e mulheres, faz  parte do programa global
As empresas que trabalham estas dimensões também são mais diligentes  no que respeita ao desenho e execução de programas de diversidade de género.  O seu sucesso aponta alguns caminhos que outras empresas podem imitar para reforçar o que já conseguiram no que respeita ao aumento do  número de mulheres na liderança  a fim de contribuir  para a saúde e eficácia das suas organizações.
  • Identificar mulheres com elevado potencial - Quem consegue fazer e acontecer 
  • Formação especifica e dedicada para mulheres - Educar para a liderança
  • Mentorias e patrocínios - Partilhar experiências e passar testemunhos
  • Networking  e trabalho em rede - Juntas, as mulheres podem ir mais longe...
  • Comunidade e inclusão - Levar as suas famílias e comunidades consigo
Esta última componente, que não estava no artigo da McKinsey, pode ser o grande contributo da abordagem das mulheres à  liderança:  Uma mulher, uma mãe,  faz tudo para não deixar ninguém para trás.  
Fonte:  http://www.mckinsey.com/client_service/organization/latest_thinking/women_matter

Sem comentários: