29 julho 2007

Visite o Dentista Hoje ... e Sorria Melhor Amanhã

Os portugueses utilizam apenas três tubos de dentífrico por ano. E a mesma escova é usada praticamente durante dois anos. O fio dental e as visitas ao dentista são pouco frequentes. As cáries e outras doenças dentárias ficam por tratar o que resulta na perda precoce de dentes.

As crianças e adolescentes que não trataram as cáries ontem são os adultos desdentados de hoje, com f_a_lhas dent_ár_ias e outros problemas de boca. Mas muitos adultos com f_a_lhas de_ntá_rias não chegam a colocar próteses, a menos que tenham f_a_lhas nos dentes da frente, ou que necessitem de próteses totais.

Mais de metade dos portugueses não recorrem regularmente aos serviços de medicina dentária por motivos económicos. Em contraste com outros serviços de saúde, os hospitais e centros do Serviço Nacional de Saúde nem sempre oferecem serviços dentários. Em Portugal, 98% dos médicos dentistas e odontologistas prestam serviços nas 2500 clínicas dentárias no país, a maioria delas privadas.

Dentro das prioridades familiares, tratar dos dentes é visto como quase um luxo entre os portugueses, depois das despesas necessárias mas também depois das despesas facultativas como férias, saídas, brinquedos, roupa de marca, etc.

O Programa Nacional de Saúde Oral estabelece como meta para 2010 todas as crianças entre os três e os 16 anos terem acesso a um dentista, para criar bons hábitos de higiene oral desde a infância.

A boa higiene oral é uma questão de saúde, de bem-estar e de beleza.

Diz-se que a verdadeira beleza vem de dentro, mas um belo sorriso não deixa de ser o melhor cartão de visita !

Visite o dentista duas vezes por ano.

Cuide dos seus dentes hoje … e sorria melhor amanhã !


Programa Nacional de Saúde Oral Circular Normativa nº 09/DSE de 19/07/2006
Portal da Saúde, Serviço Nacional de Saúde
Saúde oral na infância
Cáries dentárias
Próteses dentárias
Ordem dos Médicos Dentistas
Enviar um comentário