27 maio 2009

Pela Água Vive a Aldeia

Verdes são os prados ao longo das ribeiras de .
A água é uma fonte de riqueza nesta aldeia abrigada num pequeno vale entre os rios Dão e Mondego.
Soroptimistas do Clube Estoril Cascais foram recebidas pelo Sr Presidente da Junta de Freguesia e tiveram uma oportunidade para conhecer os circuitos da água da aldeia de Beijós, Carregal do Sal.

A água potável é filtrada e canalizada para os chafarizes.



A água de regadio, que durante séculos foi encaminhada ao longo de quilometros e quilometros de canais, é agora aproveitada através de poços e furos.



Tradicionalmente, havia um grande respeito pela água. Os direitos da água eram cuidadosamente distribuidos, herdados e negociados, sujeitos contratos e até a escrituras públicas.
Para atravessar as ribeiras, atravessa-se as poldras, com todo o cuidado, não vá o pé escorregar nas pedras bem gastas.
A água continua a merecer respeito, especialmente em anos de cheias.





26 maio 2009

Soroptimistas assinam protocolo e recebem novos membros

O jantar-reunião mensal de Maio-2009 do Clube Soroptimist International Estoril Cascais têve lugar no restaurante do Departamento de Gestão da UNL com a presença de várias convidadas e novos membros.
O Clube Estoril Cascais assinou um protocolo com a Associação Portuguesa de Retinopatia que vai dar continuidade ao longo trabalho dos membros do Clube na leitura de textos para invisuais. A ARP foi representada pela presidente Maria Alice Portugal que foi uma das nomeadas para o prémio Mulher ACTIVA.










Os membros do Clube deram as boas-vindas a três novos membros de três profissões diferentes, uma engenheira e empresária, uma bióloga investigadora e um gestora da Admnistração Pública.
Também tivemos a oportunidade de começar a conhecer a obra da Associação de Solidariedade Assomada liderada por Assunsão Fernandes que tem gerido um programa de andebol feminino que treina jovens em Linda-a-Velha e Carnaxide há mais de 20 anos. Actualmente trabalham com mais de 60 jovens em equipas desde meninas de idade pre-escolar até à idade de adulto.

Agradecemos também a companhia de outras amigas e soroptimistas de outros Clubes, incluindo Ana Maria Freire, presidente da União de Portugal.

In May 2009, the Soroptimist International Club of Estoril Cascais in Portugal held a special event to welcome new members and to establish links with new partners:
- Portuguese Association of Retinopathy, headed by Maria Alice Portugal, which will transcribe audiobooks read by club members
- Social Solidarity Association of Assomada, headed by Assunsão Fernandes, an association of Cape Verdian immigrants in Portugal which has been running a handball training program for young girls in Carnaxide just outside Lisbon for over 20 years. The handball program involves over 60 girls 6-20 years old. Other activities include a children's African dance group, a drummer group, after school tutoring and assistance to senior citizens.

22 maio 2009

Especialistas em Colóquio sobre a Água no Século XXI, 23-Maio

Soroptimists go for Water é o tema dos projectos das soroptimistas europeias no período de 2007-2011. Ao celebrar o seu 13º Aniversário, a União de Portugal vai discutir a Água no Século XXI com especialistas portuguesas e internacionais.
Catarina Albuquerque, a primeira relatora especial das Nacões Unidas para o direito à água, vai falar das políticas da água.
Maria Emília Freire, que tem trabalhado durante anos no Banco Mundial, vai falar dos desafios da gestão da água.

Maria Teresa Oliveira vai falar da educação para a sustentabilidade.
Mais de mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água segura para beber, 2,6 mil milhões de pessoas continuam sem usufruir de saneamento básico e quatro mil crianças morrem diariamente por ingerirem água contaminada. Mas o problema da água existe também em Portugal e outros países desenvolvidos.
Tradicionalmente, são as raparigas e mulheres as responsáveis por carregar a água para toda a família, o que acaba por as afastar da escola.
Este evento das Soroptimistas em Prol da Água é aberto à participação pública.
Data: sábado, 23-Maio-2009, 14h30
Lugar: Casa Fernanda Pessoa
Rua Coelho da Rocha, 16
Campo de Ourique, Lisboa