12 abril 2010

Igualdade de Género em acção de sensibilização em Penafiel

Decorreu recentemente, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma sessão de sensibilização sobre a Igualdade de Género. A iniciativa foi promovida pelo pelouro da Família, Solidariedade e Inclusão Social e contou com o envolvimento da Associação Soroptimist Internacional do Porto, que esteve representada pela Dra. Teresa Rosmaninho, coordenadora do projecto e dirigente daquela associação.

O projecto em questão tem por objectivo "a promoção dos valores da igualdade de género no palco da vida" e faz uma abordagem às múltiplas vertentes da discriminação em função do género. A sessão constou da apresentação de três "sketch's" sobre três diferentes contextos de discriminação em razão do género.
No primeiro caso tratava-se de discriminação na comunicação e o sketch apresentava a preparação de uma campanha de marketing sobre um automóvel. No segundo caso tratava-se da discriminação sentida por uma rapaz que queria seguir a carreira de bailarino e no último quadro a apresentação mostrava um caso de discriminação no local de trabalho e de assédio sexual a uma trabalhadora.

Depois das apresentações teve lugar um animado debate sobre os temas dos sketch's e também sobre outras áreas de discriminação de género. O auditório, completamente lotado, acolhia uma turma da EB, 2.3 de Cabeça Santa, duas turmas de cursos EFA e ainda uma turma da Universidade Sénior da ADISCREP (Associação para o Desenvolvimento Integrado, Sócio-Cultural, Recreativo e Económico de Penafiel), além de muitos dirigentes e técnicos de associações de desenvolvimento local.

Para o vereador do pelouro da Família, Solidariedade e Inclusão Social, Antonino de Sousa, esta iniciativa reveste-se da maior importância e deve ser replicada noutras circunstâncias e contextos. Segundo o vereador, "as mudanças de mentalidade são lentas e sujeitas a uma imensa barreira de resistências que urge derrubar." Para Antonino de Sousa, "mudar as práticas sociais, os modos de agir e de estar com o outro, mostra-se imprescindível para que a igualdade seja, de facto, o eixo estruturante das relações entre mulheres e homens".
Fonte:  Terras do Vale do Sousa

1 comentário:

PPP Lusofonia disse...

The burqa and gender equality in Europe
Liberal societies may allow people people to wear almost anything what they want, but any society has laws and traditions that have to be followed by any that live there.

Wearing a head-scarf to cover the hair and wearing a full veil covering the face, are two very different things. Covering the hair is acceptable, covering the face is not as it interferes with others' rights to know who their neighbors are.

Other traditional practices which are not acceptable in Europe include female genital mutilation, child brides, going topless in the cities, polygamy, domestic violence, religious monopoly and intolerance ...

Local culture and laws draw lines between what is acceptable and and what is unacceptable and illegal all the time.

Certainly the burqa hardly merits a simplistic libertarian "let them do their own thing" defense.