14 maio 2014

União de Portugal celebra 18º Aniversário, 18-Maio

Soroptimist International  é a maior organização de mulheres profissionais a nível mundial, presente em 125 países e credenciada junto das Nações Unidas. 

O movimento Soroptimista nasceu  em 1922 na California com uma orientação para o serviço.  Em Portugal  temos 8 Clubes que fazem parte da União de Portugal.

A  missão Soroptimista é melhorar a vida de Mulheres e Meninas nas suas comunidades e no mundo, tornando-se a Voz Global para as Mulheres.  

Os objectivos Soroptimistas são revistos cada 4 anos  quando é definido o Programa Focus  para as 90 000 Soroptimistas em  3 000 clubes no mundo. 

Os objectivos do actual Programa Focus  baseiam-se nos Objectivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas: 
1. Aumentar o acesso a oportunidades de educação,  de liderança e de desenvolvimento pessoal e profissional.  
2. Melhorar a autonomia económica e oportunidades de trabalho sustentável para mulheres.
3. Eliminar a violência contra as mulheres e meninas e promover a participação das mulheres na resolução de conflitos, melhorando o estatuto da mulher. 
4. Garantir que a mulheres e têm segurança alimentar e acesso a cuidados de saúde adequados. 
5. Atender às necessidades específicas de mulheres e meninas , melhorando a sustentabilidade ambiental, e minorando os efeitos da mudança climática e de desastres na qualidade de vida das suas comunidades .

No próximo domingo 18-Maio-2014, a União de Portugal vai celebrar o seu 18º aniversário e atribuir o Prémio Soroptimista Teresa Rosmaninho  Jóvem Lider em memória da presidente fundadora do Clube Porto Invicta e antiga presidente da União.

Sem comentários: