20 maio 2014

União de Portugal atribui Prémio Soroptimista Teresa Rosmaninho 2014

A Soroptimist International União de Portugal celebrou o seu 18º Aniversário com a entrega do Prémio Soroptimista Teresa Rosmaninho Jovem Líder a Célia Antunes, no valor de 500 euros, pelo seu trabalho no projecto "Olha-te" numa gala organizada pelo Clube Soroptimist International de Caldas da Rainha do qual a premiada passou a ser membro. 

Muitos parabéns à premiada, ao seu Clube e a todas as soroptimistas! 

A festa animada contou com a presença de Catarina Corte Real, filha da Teresa Rosmaninho, da vice-presidente e de várias antigas presidentes da União e de muitas soroptimistas de outros Clubes que quiseram associar-se à celebração. 

Está é a segunda edição do Prémio Soroptimista Teresa Rosmaninho Jovem Líder, que foi criado pela União de Portugal em 2012 com dois objectivos:  homenagear a exemplar soroptimista Teresa Rosmaninho  e reconhecer o mérito de jovem mulheres lideres que vivem os ideais soroptimistas e que trabalham para os objectivos que partilhamos, distinguindo-se pelas suas capacidades de liderança em serviço cívico e/ou associativismo feminino em Portugal 

Teresa Rosmaninho, que foi a presidente fundadora do Clube Porto Invicta e a terceira presidente da União (1999-2001), era psicóloga e especialista no combate à violência doméstica.  Ela deixou-nos uma obra importante e inspiradora, incluindo a criação do refugio Porto d'Abrigo para vítimas de violência doméstica que é gerido pelo seu Clube. 

O Prémio Soroptimista Teresa Rosmaninho Jovem Líder   é atribuído pela União de Portugal de dois em dois anos a uma das candidatas nomeadas por cada um dos oito Clubes soroptimistas em Portugal. As candidatas deverão ter uma idade compreendida entre os 25 e os 40 anos, inclusive, e ter-se- distinguido como Jovens Líderes em actividades associativas e/ou projectos sociais, não podendo ser discriminadas em razão da sua nacionalidade, raça, credo ou convicções políticas.

A Célia Antunes é licenciada em gestão e distinguiu-se pela criação do projecto "Olha-te" que através da Arte ajuda doentes oncológicos, como ela  própria, a enfrentar situações de saúde devastadoras.  O projecto já apoiou dezenas de doentes na sua comunidade e já se estendeu além fronteiras promovendo viagens de "turismo emocional" de doentes estrangeiros em visita a Portugal.  
Ver  hts tp://www.olha-te.oeste.pt/  e http://www.gazetacaldas.com/40840/soroptimista-internacional-atribui-premio-a-celia-antunes/ e  http://www.jornaldascaldas.com/Celia_Antunes_recebe_premio_do_clube_soroptimista_em_jantar_de_gala

No mesmo evento, o Clube Soroptimist International Caldas da Rainha recebeu vários novos membros.  Estão todas de parabéns! 

Na sua primeira edição em 2012, o Prémio Soroptimista Teresa Rosmaninho Jovem Líder foi atribuído pela União de Portugal à jornalista Ana Cristina Pereira do Porto pelo seu trabalho cívico e comunitário.  
Ver o blog de Ana Cristina Pereira em http://meninosdeninguem.wordpress.com/2012/03/12/teresa-rosmaninho/ 

Prémio Soroptimista Teresa Rosmaninho Jovem Líder 2012  http://soroptimistapt.blogspot.pt/2012/03/soroptimistas-prestam-homenagem-com.html

Enviar um comentário