11 fevereiro 2007

A empreendedora não nasce, faz-se

Numa reunião recente, o Clube Soroptimist International Estoril Cascais ficou a conhecer o programa Aprender a Empreender que procura ensinar empreendorismo, literacia económica, focando no papel dos negócios na economia e a relevância da educação no mercado de trabalho.

Aprender a Empreender foi lançado em Portugal apenas no final de 2005 mas já envolve tem mais de 6.000 alunos e tem programas para as idades 6-12 anos, 13-15 anos e acima dos 16 anos. Em 2006, o primeiro curso tem como tema “Economia para o sucesso”. A associação Aprender a Empreender é a congénere portuguesa da Junior Achievement (JA), a maior organização mundial sem fins lucrativos dedicada à formação de jovens em sete áreas-chave de empreendedorismo, cidadania, ética, literacia financeira, economia, negócios e desenvolvimento de carreiras.

Numa altura em que a educação, a formação e a iniciativa empresarial são unanimemente apontadas como decisivas para o desenvolvimento sustentado de Portugal, a associação nasce em Portugal “porque acredita que o empreendedorismo é algo que se pode aprender”. No mercado de trabalho futuro, vai ser cada vez mais importante a capacidade de tomar iniciativa e criar o seu próprio emprego.

O programa Aprender a Empreender é beneficiário das empresas mecenas, quer em termos materiais quer com o voluntariado de quadros que visitam as escolas periodicamente e acompanham a mesma turma durante várias semanas seguidas.

Em Portugal, os primeiros apoios vieram de: Brandia Central de Comunicação, Brisa, Citigroup, Egon Zehnder International, Fundação EDP General Electric, Hewlett- Packard, Hill & Knowlton, Jerónimo Martins, Microsoft, Millennium BCP e a Vieira de Almeida & Associados.

Os contactos entre os quadros de empresas, os alunos e os professoressão enriquecedores para todos, daí a rápida expansão em Portugal que foi um dos últimos países europeus a receber o JA.

Associação Aprender a Empreender, JA Portugal
Tel: (+351) 214 876 800
E-mail: info@japortugal.org
http://www.japortugal.org/
Enviar um comentário