06 abril 2007

Caminhadas contra a osteoporose em Oeiras

Esta baleia-avestruz na Praia da Torre em São Julião da Barra serve apenas de ponto de encontro, não de exemplo.

Não podemos meter a cabeça na areia e ignorar o risco de osteoporose, o “ladrão silencioso” que fragiliza os nossos ossos e tanto nos pode prejudicar na terceira idade.


A osteoporose é uma doença degenerativa caracterizada pela perda progressiva de massa óssea e pelo aumento de fragilidade e de risco de fracturas.
A osteoporose, causada pela perda de cálcio do osso, atinge 27 em cada 100 mulheres após a menopausa e também alguns homens mais idosos.

Estima-se que metade das mulheres com mais de 50 anos irá sofrer uma fractura causada pela osteoporose.

Medidas de prevenção:

1. Consumo de alimentos ricos em cálcio. Especialistas recomendam após a menopausa o consumo diário de 1 500 miligramas (mg) de cálcio.
Considerando que um copo de leite ou um iogurte magro têm cerca de 300mg de cálcio, é importante incluir outros alimentos ricos em cálcio tais como brócolos, couve, feijões, amêndoas e sardinhas.

2. Ginástica e o exercício físico, como a marcha, as caminhadas ou a natação, para o aumento da resistência do osso e a fixação do cálcio.

Por isso, esta amiga de rabo-no-ar nos convida para um percurso de quase 3 Km, passando o novo Porto de Recreio de Oeiras, a piscina oceânica e o INATEL até à outra ponta da praia de Santo Amaro de Oeiras.

Algumas Soroptimistas aproveitam o fresco da manhã para fazer caminhadas ao longo das praias da marginal de Oeiras e Estoril Cascais que nos oferecem a oportunidade de prevenir a osteoporose e desfrutar do ar do mar e do convívio Soroptimista.

É de facto um privilégio poder abrir os horizontes no estuário do Tejo, tonificar o corpo e levantar o ânimo em simultâneo.

Para caminhar, aos domingos das 9:00-11:00, encontro ver também a praia de Santo Amaro de Oeiras, http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Santo_Amaro_de_Oeiras

Corrida Sempre Mulher, 6-Maio-07, 10h, Praia de Carcavelos, inscrições aqui
A entrega dos dorsais, t-shirts e sacos-mochila oaso participantes tem lugar no 4-Maio (entre as 15:00h-20:00h) ou 5-Maio (entre as 10:00h-20:00h) em local a indicar em http://www.corridasempremulher.com
Junte-se a mais de 2500 mulheres e venha correr na praia
Enviar um comentário