18 agosto 2010

Trabalho, procura-se!

Esse foi o título de uma sessão de preparação de CVs e de simulação de entrevistas no Projecto Bairro@tivo em Outurela, Carnaxide, a 13-Agosto-2010

A sessão, destinada a jovens da Associação de Solidariedade Social Asssomada,  consistiu de:
- Teste vocacional
- Preparação de CV-Curriculum Vitae individual (resume)
- Entrevista simulada
- Autoscopia e análise das entrevistas


A sessão-pilot,  ficou a cargo de Mariana Abrantes, do Clube Soroptimist Internacional Estoril Cascais e Helder Delgado do Projecto Bairro@activo do Programa Escolhas, foi bem sucedida e será repetida nos próximos meses.

Boa sorte aos jovens candidatos !

Nota:   Este serviço de preparação de CVs e de simulação de entrevistasé disponibilizado a um número limitado de pessoas interessadas. Para participar, favor enviar uma mensage ou o CV para soroptimistestorilcascais@gmail.com até o dia 10 do mês. 

9 comentários:

Micas10 disse...

Ver mais sobre as actividades da comunidade em

http://comunidadevirtualdeopp.blogspot.com/

PPP Lusofonia disse...

Ver nova iniciativa do Governo para ajudar imigrantes a encontrarem trabalho

http://blogdasppps.blogspot.com/2010/09/estado-portugues-quer-apoiar-30-mil.html

PPP Lusofonia disse...

O grupo de dança "Nós
Tradiçon" irá representar a Associação Assomada no dia
8 de Outubro 2010 pelas 21:00
no Centro Cívico de Carnaxide,
integrado nas festas de freguesia.

SIEC disse...

Formação Inicial para Voluntários

Datas: 12 e 19 de Março de 2011, entre as 14h e as 17h

Local: Centro de Juventude de Oeiras, sito R. Monsenhor Ferreira de Melo, 2780-141 Nova Oeiras.

Destinatários: Voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado de Oeiras e pessoas interessadas na área do Voluntariado, com mais de 18 anos,número de vagas limitado.

Inscrições: até ao dia 7 de Março,

Contacto: bvoluntariado@cm-oeiras.pt

PPP Lusofonia disse...

Recomenda-se o método STAR para a preparação de entrevistas:
S-situação, problema ou desafio
T- tarefa que me cabia ou que eu tomei iniciativa em fazer
A-acção executada, ou levada a cabo
R-resultados obtidos em relação aos previstos ou desejados

SIEC disse...

"Studies have shown that pupils with savings accounts—regardless of the amount in them—are several times more likely to attend college than those without."

Um artigo na revista The Economist de 24-Setembro-2011 diz que alunos que tenho uma conta poupança-educação têm mais probabilidade de ir para a universidade.
Se sim, qual é o elo de causalidade?
Crianças não abrem contas bancárias,mais sim os pais ou avós. A abertura de uma conta poupança-educação define um objectivo ambicioso para toda a família.

PPP Lusofonia disse...

Um manual muito útil para trabalhadores em transição

Crossroads Career Workbook https://www.crossroadscareer.org/fileadmin/user_upload/2013workbook.pdf



SIEC disse...

Workshop "Novos Rumos", iniciativa conjunta do Projeto Escolhas "EnTreCul - E5G" e da AJUDE - Associação Juvenil para o Desenvolvimento, que terá lugar no próximo dia 7 de Outubro (2.ª feira) pelas 15H00, na R. Prof. Delfim dos Santos, n.º9, Outurela, Carnaxide.

O tema será: "PROMOVE-TE mais e melhor: Como fazer um bom CURRICULUM VITAE", tendo como público alvo a população desempregada.

Inscrições gratuitas através de: entrecul.e5g@gmail.com / 214160565.

É bem vindo todo o apoio na divulgação desta iniciativa.

Cumprimentos,
Inês Mata
(Coordenadora)

PPP Lusofonia disse...

A realidade do emprego (ou do desemprego) em Portugal tem estado na ordem do dia. Praticamente todos conhecemos alguém que nos últimos tempos ficou sem emprego, ou alguém que tendo acabado o curso secundário ou superior ainda não encontrou um trabalho.
É uma realidade que está tão perto de nós e que, por vezes, nos faz sentir impotentes, sem capacidade para ajudar. Felizmente há associações e empresas que têm criado projectos muito concretos para ajudar quem precisa a encontrar trabalho, mas também a melhorar o seu currículo, a preparar-se para uma entrevista de emprego, enfim, a aumentar as suas hipóteses de empregabilidade.
E às vezes é bom começar bem perto de casa. Sabe quantas pessoas na sua empresa têm familiares e amigos no desemprego? E como essa realidade influencia a sua felicidade e o seu desempenho profissional?
A Microsoft e a Randstad criaram um projecto chamado Juntos pelo Emprego que pretende apoiar e formar desempregados, pessoas próximas de colaboradores da Microsoft, na procura activa de emprego. Um exemplo de responsabilidade social que pode ser inspirador. (Mais informações através de juntospeloemprego@randstad.pt)
Já ouviu falar no “workshop” Mover Portugal para desempregados? Estes “workshops” começaram por realizar-se em Lisboa mas já se estenderam ao resto do pais e até às ilhas. São feitos por antigos desempregados que ensinam outros a arranjar trabalho. São “workshops” gratuitos que neste momento até já têm listas de espera. Uma Iniciativa da Ideias&Desafios que vale a pena conhecer AQUI ou na reportagem da Renascença AQUI.
A ACEGE é uma associação de homens e mulheres, empresários, que partilham valores cristãos e procuram aplicá-los na sua vida profissional. Perante a taxa de desemprego em Portugal, a associação criou um Fundo, o Fundo Bem Comum. A ideia é dar novas oportunidades a quem, por causa da idade, foi “esquecido” pelo mercado de trabalho. Homens e mulheres seniores ainda com muito para dar a Portugal… Vale a pena conhecer este Fundo, para que serve e como funciona!
Se há quem conheça bem em Portugal a realidade do desemprego é a Cáritas. Por isso criou uma plataforma, a ”In Spira” –a ideia é disponibilizar, ao mesmo tempo, o perfil de competências dos candidatos a emprego e também projectos de trabalho empresarial ou social. A ideia é aproximar os empregadores dos desempregados a partir dos 45 anos de idade!