28 abril 2012

Dieta mediterrânica, exercício físico e convívio social como pilares da boa saúde

As Soroptimistas de Portugal reuniram com médicos e cientistas proeminentes num Colóquio dedicado ao tema "Saúde na Crise", que teve lugar a 14-Abril-2012  na sede da Ordem dos Médicos em Lisboa.   e que focou as questões da nutrição para a saúde física e mental, em todas as idades, mas especialmente para crianças e idosos.

Ouvimos os especialistas falar sobre as virtudes da dieta mediterrânica à base de legumes e de alimentos frescos, que nós tão bem apreciamos em Portugal, e sobre a importância da actividade física regular, dos benefícios da ginástica mental e do convívio social.

Estas prescrições dos médicos parecem-se muito com algumas das nossas tradições Soroptimistas!

Ficámos contentes em saber que a nutrição pode até melhorar com a crise económica que sofremos em Portugal, na medida em que as mães comprarem mais legumes, leguminosas e cereais integrais e menos carne e bebidas açucaradas.

Esta atenção à qualidade da dieta e da alimentação faz parte do programa “Soroptimistas Go for Water and Food”, o tema que foi escolhido por Kathy Kaaf, a Presidente da federação Soroptimist International Europe (SIE), para o biénio 2011-2013. 

O Colóquio terminou com o lançamento da campanha a favor das nossas boas sopas portuguesas,  “Como sopa, sou saudável” conforme apresentada nas t-shirts dum lindo grupo de crianças que veio animar a festa e ajudar na bela rendição da canção ”É uma casa portuguesa”.  

Luisa Ramires, a Presidente da União de Portugal, deu as boas vindas não só a Kathy Kaaf, mas também a Christine Peer, Vice Presidente da SIE, à Presidente Cessante da União de Portugal Graça Viegas, às Presidentes dos Clubes, Caldas da Rainha Matilde Thomaz Couto, Lisboa Fundador Heidi Gruner, Lisboa Sete Colinas Maria Teresa Carrilho, Porto Invicta Amélia Monteiro, e às Presidentes Cessantes do Clube Estoril Cascais Marcia de Brito e de Setúbal Antónia Chumbinho.    


A jornada soroptimista continuou da parte da tarde com a Presidente Fundadora Maria de Lurdes Bettencourt  a fazer o discurso de abertura na assembleia de delegadas.          
Um dia muito bem passado, interessante e estimulante e em boa companhia!

As T-shirts têm o emblema soroptimista e as legendas
Como sopa, sou saudável! ou 
Bebo água, sou feliz! 
Podem ser adquiridas através do contacto soroptimist.portugal@gmail.com.
Ver o programa do Colóquio e os oradores em http://soroptimistapt.blogspot.pt/2012/04/soroptimistas-discutem-saude-na-crise.html








1 comentário:

PPP Lusofonia disse...

Ver a campanha Lanche Saudável- Heroís da Fruta, da APCOI Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil

http://www.apcoi.pt/