19 julho 2014

Profissões Verdes com futuro

As  profissões verdes, de acordo com o  Programa Ambiental das Nações Unidas, trabalham para defender o Ambiente.  Neste momento, as profissões que prejudicam o ambiente estão em queda, as que defendem o ambiente têm mais futuro. 
Instalador de Energia Solar
Fazer e instalar sistemas de energia solar já dá emprego a cerca de 770 mil trabalhadores no mundo. 
Agricultor
A agricultura sustentável é importante e estimula atitudes ecológicas. Requer pequena escala, é local, utiliza métodos orgânicos ao invés de métodos à base de petróleo, máquinas e fertilizantes. E abre oportunidades para mais trabalhadores similares, tais como jardineiros urbanos, mercado de fazendeiros e queijeiros artesanais, por exemplo.  É uma das profissões verdes mais comuns.
Silvicultor 
São responsáveis pela silvicultura e floresta  moderna, uma combinação complexa de finanças internacionais, conservação e desenvolvimento. De acordo com o Banco Mundial, cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem da floresta para subsistência.
Eficiência energética
Os edifícios são responsáveis ​​por até 48% do uso de energia dos Estados Unidos e as emissões de gases de efeito estufa. LEED, a principal
certificação verde para edifícios, tem mais de 43 mil profissionais credenciados.
Fabricante de turbinas eólicas e de equipamentos mais eficientesO vento é a principal fonte de crescimento de energia alternativa com mais de 300 mil empregos em todo o mundo. As turbinas são de metal e criam uma oportunidade para trabalhadores autônomos.
Biólogo de conservaçãoA busca urgente por preservar a integridade dos ecossistemas em todo o mundo e de quantificar o valor de serviços de ecossistemas leva a oportunidades em ensino, pesquisa e trabalho de campo para governos, organizações sem fins lucrativos e empresas privadas.
MBA verde e empreendedor
Inclui serviços empresariais omo a investigação e a consultoria legal e conta para a maioria dos empregos verdes, que são mais de 400 mil. Isso inclui tudo, desde o marketing até ser um vice-presidente de sustentabilidade dentro de uma grande empresa, bem como o financiamento de projectos ambientais. 
Reciclador e sucateiro
Embora o mercado para papel e plástico esteja sofrendo com a crise económica mundial, a demanda por aço para reciclagem ainda é forte, já que 42% da produção saiu da sucata em 2006. A reciclagem continua a ser uma forte alternativa econômica. Há uma grande necessidade de empresas especializadas em fechar o ciclo de reciclagem e reaproveitar resíduos eletrônicos, roupas, sacos plásticos, resíduos de construção e outros materiais.
Desenvolvedor de sistemas em sustentabilidade
A economia verde precisa de um grupo de desenvolvedores de software especializados e engenheiros para projetar, construir e manter as redes de sensores e modelagem. Eles mantêm parques eólicos, redes inteligentes de energia e outros sistemas de inteligência que buscam substituição dos recursos naturais.
Urbanista
Planejamento urbano e regional é o pilar da busca para reduzir a pegada de carbono. O fortalecimento dos sistemas de transporte de massa e o incentivo ao uso de bicicletas é apenas uma parte do árduo trabalho.

Enviar um comentário