18 agosto 2010

Trabalho, procura-se!

Esse foi o título de uma sessão de preparação de CVs e de simulação de entrevistas no Projecto Bairro@tivo em Outurela, Carnaxide, a 13-Agosto-2010

A sessão, destinada a jovens da Associação de Solidariedade Social Asssomada,  consistiu de:
- Teste vocacional
- Preparação de CV-Curriculum Vitae individual (resume)
- Entrevista simulada
- Autoscopia e análise das entrevistas


A sessão-pilot,  ficou a cargo de Mariana Abrantes, do Clube Soroptimist Internacional Estoril Cascais e Helder Delgado do Projecto Bairro@activo do Programa Escolhas, foi bem sucedida e será repetida nos próximos meses.

Boa sorte aos jovens candidatos !

Nota:   Este serviço de preparação de CVs e de simulação de entrevistasé disponibilizado a um número limitado de pessoas interessadas. Para participar, favor enviar uma mensage ou o CV para soroptimistestorilcascais@gmail.com até o dia 10 do mês. 

15 agosto 2010

Casa do Passal em Risco de Ruína Iminente


Read in English here
Segundo o Eng Victor Cóias, reconhecido especialista em estruturas, a "Casa do Passal está em situação de ruina iminente".
Segundo o presidente do GeCORPA, o Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico, o estado de degradação acentuado da Casa do Passal deve-se sobretudo à entrada da água pela cobertura.
As declarações constam de um vídeo disponível no portal do GeCORPA, produzido recentemente por Francisco Manso com apoios da STAP. O vídeo mostra também uma simulação da Casa do Passal restaurada, depois de consolidar paredes e pisos interiores e de renovar completamente a cobertura, a fim de restituir a solidez e integridade estrutural ao edifício.
A Casa do Passal é propriedade da Fundação Aristides de Sousa Mendes, uma fundação privada de capitais maioritariamente públicos.
Antes da Casa do Passal ser classificada como Monumento Nacional pelo IGESPAR em 2005, os pisos foram escorados e o telhado foi reparado pelos voluntários João Crisóstomo e António Rodrigues. Essa primeira iniciativa tangível para salvar a casa de Sousa Mendes contou também com o apoio de várias pessoas de Cabanas de Viriato e Beijós que deram madeira, telhas, ajudaram a retirar o lixo, etc. Assim, a Casa do Passal foi poupada as chuvas de alguns Invernos. Várias soroptimistas do Clube Estoril Cascais também têm trabalhado no projecto da Casa do Passal.
Mas o telhado voltou a ruir, e vem apresentando buracos cada vez maiores de 2008 para cá, à medida que a madeira dos barrotes apodrece e as telhas vão caindo.
Por isso, é cada vez mais urgente colocar uma cobertura temporária, que custaria cerca de 150.000€ e que teria que ser aprovada pelo IGESPAR.
A 19-Julho-2010, por ocasião do 125º aniversário do nascimento de Sousa Mendes, foi lançada uma campanha de angariação de donativos para este efeito no blog dos Amigos de Sousa Mendes e no grupo Salvar a Casa de Sousa Mendes que tem mais de 15.000 amigos no Facebook.
As telhas caiem todos os dias. Quantas telhas cairão hoje?
Não há tempo a perder para salvar a Casa do Passal e a memória de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato.
A campanha “A birthday gift in memory of Aristides": http://amigosdesousamendes.blogspot.com/search/label/Passal
O Fundo de Investimento (Investment Fund) da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Caixa de Crédito Agrícola, Cabanas de Viriato: NIB: 0045 3321 4018 5666 95578
O portal do IGESPAR http://www.igespar.pt/

07 agosto 2010

Lisboa Fundador celebra 25 anos, 1-3 Outubro-2010

O Clube Lisboa Fundador convida-nos a celebrar os 25 anos do Soroptimismo em Portugal com uma Conferência sobre Tráfego de Seres Humanos

Sexta-feira 1-Outubro-2010
Encontro de boas vindas e jantar com fados, Estoirl

Sábado, 2-Outubro
9h-14h, Conferência sobre Tráfego de Seres Humanos, Culturgest, Lisboa
Abertura com Sua Excelência Ministro de Administração Interna Rui Pereira
Oradora a Coordenadora do Observatório para o Tráfego de Seres Humanos
Encerramento pela Presidente da Soroptimist International Hanne Jensbro
14h45 Visita Turistica de Lisboa
18h15 Recital de Piano por Teresa da Palma Pereira no Palácio Foz, Restauradores, Lisboa
20h00 Cocktail e visita à exposição de fotografia artistica de Ana Esquível e outros

Domingo,3-Outubro
Visita turistica a Sintra

Segunda-feira, 4-Outubro
Visita turistica a Évora

Terça-feira, 5-Outubro
Visita turistica a Óbidos, Alcobaça, Batalha

LÉNIA LOPES
Presidente
Rua Bacelar e Silva, 5 – 1.º Dto ¨
1000-068 LISBOA PORTUGAL
Tel. +351 218 400 870 / +351 218 400 470 Fax. +351 218 473 942 ¨

04 agosto 2010

Trabalhadoras independentes agora com licença de parto

As mães que trabalham por conta própria na Europa como trabalhadoras independentes estão agora abrangidas pelo direito a licença de maternidade, com a entrada em vigor de uma Directiva da União Europeia, aprovada pelo Parlamento Europeu a 18-Maio-2010.

As mães trabalhadoras independentes terão direito a uma licença de até 14 semanas e a receber uma prestação paga pela Segurança Social.

Estas novas regras visam não só proteger a maternidade, promover a natalidade, promover o empreendedorismo feminino, e a reduzir as divergência entre os direitos das mulheres empregadas por conta de outrem e trabalhadoras por conta própria.

Segundo dados de Bruxelas, 16 por cento da população activa da UE são trabalhadores independentes, uma percentagem crescente.

Fontes: Económico, Lusa, Parlamento, 4/Agosto/10

Os Estados Membros têm dois anos para transpor a Directiva da licença de parto para a legislação nacional.

Segundo o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, o Acordo Tripartido para um Novo Sistema de Regulação das Relações Laborais, das Políticas de Emprego e da Protecção Social já protege as mães trabalhadoras independentes em Portugal.

O Decreto-Lei n.º 91/2009, de 09 de Abril define e regulamenta a protecção na parentalidade, no âmbito da eventual maternidade, paternidade e adopção do sistema previdencial e do subsistema de solidariedade".