A Direcção da A.P.M.J. decidiu instituir o “Prémio Teresa Rosmaninho – Direitos Humanos, Direitos das Mulheres” com vista a honrar a memória e o exemplo da Dr.ª Maria Teresa Seabra Rosmaninho, notável e destemida lutadora pela promoção e defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e membro honorário da A.P.M.J.
Este Prémio, criado com base numa doação de um familiar da Dr.ª Teresa Rosmaninho, visa distinguir e premiar estudos cujo tema se insira na área dos Direitos Humanos das Mulheres e será atribuído a estudantes de mestrado de cursos de Direito.
A atribuição deste Prémio será feita de acordo com um Regulamento próprio que poderá encontrar em www.apmj.pt
No próximo dia 25 de Novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, pelas 17 horas, no Auditório da Casa Museu Teixeira Lopes, em V.N.Gaia, a Direcção da A.P.M.J. promoverá uma Sessão Solene de anúncio público da instituição deste Prémio.
Nesta Sessão, para qual apelamos desde já à sua participação, o Professor Pedro Bacelar de Vasconcelos proferirá uma alocução sobre o tema “Prémio Teresa Rosmaninho – Direitos Humanos, Direitos das Mulheres”.
Associação Portuguesa de Mulheres Juristas
Desde 1988 pelos Direitos Humanos das Mulheres