01 julho 2007

Se um saco plástico incomoda muita gente...

Se um saco plástico incomoda muita gente...
milhões de sacos plásticos incomodam muito mais ...
... ou não, se usar este lindo saco pintado pelos meninos do Escoural!

A invenção do plástico em 1909 trouxe-nos um produto visto como quase milagroso no século XX, mas que está a perder muito do seu fascínio no século XXI. Existem cada vez mais aplicações para o plástico, sobretudo para embalagens, que tem um grande senão: em regra, o plástico não é biodegradável e pode durar de 200 a 400 anos.

A aplicação mais omnipresente nos últimos 30 anos é talvez o saco de plástico descartável oferecido por quase todas as lojas e supermercados, que se acumula nas lixeiras, nas sarjetas, nos rios e nos mares. Segundo o relatório do Programa Ambiental das Nações Unidas, os plásticos são responsáveis por 46 mil detritos em cada milha quadrada dos oceanos.

Como acontece com qualquer produto gratuito, não existem incentivos à reutilização, e os impactos económicos e ambientais ficam rapidamente fora de controlo.

Alguns governos passaram a limitar a produção e utilização de sacos plásticos, tornando obrigatória uma tarifa ou aplicando um imposto ambiental cada vez mais pesado.

A partir de 1-Julho-2007, a Califórnia torna-se o primeiro estado americano a obrigar supermercados a oferecer sacos recicláveis. E na verde Irlanda, um imposto sobre os sacos plásticos que reduziu a sua utilização em mais de 90% desde 2002, produzindo cerca de 10 milhões de euros de receita fiscal por ano, vai aumentar para 22 cêntimos por saco.

Em Portugal, as cadeias Minipreço, Lidl e Pingo Doce já cobram os sacos que oferecem, cerca de 2 a 5 cêntimos por saco, apesar da resistência de muitos consumidores a esta boa prática ambiental que urge generalizar.

Parece assim ser apenas uma questão de tempo até os sacos de plásticos deixarem de ser gratuitos, restando no entanto outra questão em aberto:

Quem vai cobrar e receber o “custo ambiental” dos sacos,

os próprios retalhistas, ou

o Estado através de uma Contribuição Ambiental?

Comunique já a sua opinião ao seu Deputado na Assembleia da República e ao Ministério do Ambiente.

VOTE NA SONDADAGEM DO BEIJÓS XXI:
http://vote.sparklit.com/popup_poll.spark?pollID=990167
http://antoniopovinho.blogspot.com/

Ver:
Portugal notícias
Sociedade Ponto Verde http://www.pontoverde.pt/
Campanha sacos plástico http://ondas3.blogs.sapo.pt/798563.html?mode=reply#reply California
Irlanda http://www.revenue.ie/leaflets/elevy_in.pdf
http://icpeenvis.nic.in/pdf/seven_cents_to_be.pdf

3 comentários:

Mila18 disse...

Parabéns às crianças que estão a desenvolver este projecto tão interessante e que têm a oportunidade de responsabilizar os adultos pelo mundo que lhes vão deixar.

Micas10 disse...

Vejam os jovens artistas do Escoural em

http://palmoemeiosrguescouralense.blogspot.com/2007/07/projecto-do-ambiente.html

Anónimo disse...

Every bag counts against us.

Every bag saved counts for us.