23 maio 2015

Carla Rocha entrevista soroptimista para Maria Capaz

Quando Assunção Fernandes Tavares quiz lançar o andebol feminino no bairro da Pedreira dos Hungaros em Linda-a-Velha, em meia hora ficou com uma equipa de 25 miúdas.  

Passados mais de 25 anos, muita dedicação, muito trabalho e muito estudo e , um Mestrado em Serviço Social da UCP feito com o apoio de uma bolsa de estudo da Soroptimist International Europe, a São tem um novo desafio:  Replicar o sucesso do  andebol criando um programa de mini-andebol para crianças na cidade da Praia em Cabo Verde.  

Os escalões têm nomes fofos como bambis, minis, infantis,   mas os desafios desta treinadora virada assistente social são bem mais duros:   as crianças são às centenas, e há que começar por angariar o calçado apropriado para todas.   

São conta a história de começou o andebol feminino agora sediado na Associação Assomada em Carnaxide:  Ela    fora educada em Cabo Verde com regras absolutas de respeito e igualdade, de sinceridade e correção. Recem-chegada a Portugal, um dia, estava sentada nos degraus da sua casinha no bairro, olhando para umas miúdas que brincavam confinadas ao espaço do bairro, quando questionou para si mesma o que poderia fazer com elas «os miúdos não podem andar assim à solta, sem nada para fazerem, sem objetivos. Aquilo podia ser mau para elas». Em Cabo Verde tinha aprendido a jogar andebol e pensou que seria uma excelente ideia ensinar esta modalidade desportiva. Perguntou a duas meninas se gostavam de aprender a jogar. Elas perguntaram o que era andebol. São explicou: é um género de futebol que em vez de se jogar com os pés joga-se com as mãos. Elas foram perguntar às amigas se queriam. Em meia hora São ficou com uma equipa de 25 miúdas .  


Assunção Fernandes Tavares é membro do Clube Soroptimist International Estoril Cascais  que tem vindo a apoiar este trabalho importante desde 2009.  

Muitos parabéns São e continue no bom caminho, levando toda a gente consigo! 

VER mais em http://mariacapaz.pt/cronicas/supermulheres-sem-capa-por-carla-rocha/?fb_action_ids=10205625529132409&fb_action_types=og.comments

Sem comentários: