11 fevereiro 2007

A empreendedora não nasce, faz-se

Numa reunião recente, o Clube Soroptimist International Estoril Cascais ficou a conhecer o programa Aprender a Empreender que procura ensinar empreendorismo, literacia económica, focando no papel dos negócios na economia e a relevância da educação no mercado de trabalho.

Aprender a Empreender foi lançado em Portugal apenas no final de 2005 mas já envolve tem mais de 6.000 alunos e tem programas para as idades 6-12 anos, 13-15 anos e acima dos 16 anos. Em 2006, o primeiro curso tem como tema “Economia para o sucesso”. A associação Aprender a Empreender é a congénere portuguesa da Junior Achievement (JA), a maior organização mundial sem fins lucrativos dedicada à formação de jovens em sete áreas-chave de empreendedorismo, cidadania, ética, literacia financeira, economia, negócios e desenvolvimento de carreiras.

Numa altura em que a educação, a formação e a iniciativa empresarial são unanimemente apontadas como decisivas para o desenvolvimento sustentado de Portugal, a associação nasce em Portugal “porque acredita que o empreendedorismo é algo que se pode aprender”. No mercado de trabalho futuro, vai ser cada vez mais importante a capacidade de tomar iniciativa e criar o seu próprio emprego.

O programa Aprender a Empreender é beneficiário das empresas mecenas, quer em termos materiais quer com o voluntariado de quadros que visitam as escolas periodicamente e acompanham a mesma turma durante várias semanas seguidas.

Em Portugal, os primeiros apoios vieram de: Brandia Central de Comunicação, Brisa, Citigroup, Egon Zehnder International, Fundação EDP General Electric, Hewlett- Packard, Hill & Knowlton, Jerónimo Martins, Microsoft, Millennium BCP e a Vieira de Almeida & Associados.

Os contactos entre os quadros de empresas, os alunos e os professoressão enriquecedores para todos, daí a rápida expansão em Portugal que foi um dos últimos países europeus a receber o JA.

Associação Aprender a Empreender, JA Portugal
Tel: (+351) 214 876 800
E-mail: info@japortugal.org
http://www.japortugal.org/

5 comentários:

Micas10 disse...

Ver Junior Achievement Angola
http://www.usaid.gov/ao/business_junior_pt.pdf

Micas10 disse...

Ver também
http://empreendedoras.blogspot.com/2007/09/aprender-sempre.html

Micas10 disse...

A organização Aprender a Emprender, Junior Achievement Portugal, convida para a Feira (i)Limitada, o evento que promove os produtos e serviços da mini-impresas criadas pelos alunos, e a entrega de prémios.

É uma oportunidade de ver que:
“O empreendor não nasce, faz-se”

Data: 3-4 Abril, 9:30-17h
Lugar: IPJuventude, Parque Expo, Via de Moscavide, Lote 47101, Lisboa
www.japortugal.org

PPP Lusofonia disse...

Associações assinam contratos no âmbito do empreendedorismo feminino

2010-01-21

Presidência do Conselho de Ministros

Gabinete da Secretária de Estado da Igualdade

Igualdade de género: uma aposta no futuro

Associações assinam contratos no âmbito do empreendedorismo feminino - POPH – Mais e melhor emprego

A Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, preside, sexta-feira, dia 22 de Janeiro, pelas 14h00, à cerimónia de assinatura dos Contratos aprovados no âmbito do 2.º Concurso para financiamento de projectos de Empreendedorismo Feminino, enquadrados no Eixo 7 – Igualdade de Género, do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).

Estes projectos visam: promover estratégias de apoio ao empreendedorismo das mulheres, incentivar o associativismo e a criação de redes, favorecendo o auto emprego, a capacidade empresarial e a qualidade da participação feminina na vida activa.

Estas iniciativas permitem, ainda, dar visibilidade à implementação de planos para a igualdade no contexto das associações empresariais, reforçando a sensibilização das empresas na área da Responsabilidade Social em termos de políticas para a igualdade.

No âmbito da medida 7.6 do POPH - Apoio ao empreendedorismo, associativismo e criação de redes empresariais de actividades económicas geridas por mulheres, foram aprovados 53 projectos, representando um investimento na ordem dos 7 200 000 euros, os projectos têm a duração máxima de 36 meses.

Na medida 7.2 do POPH - Planos para a Igualdade, foram aprovados 15 projectos, representando um investimento na ordem dos 1 300 000 euros, os projectos têm a duração máxima de 24 meses.

A cerimónia, que irá decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos, contará com a presença da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, do Governador Civil de Braga, Fernando Moniz, do Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Manuel Albano, e das várias Associações apoiadas

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos

PPP Lusofonia disse...

A Japanese study by Sato and Tabuchi shows that a larger market size in terms of population
density leads to a higher incentive for individuals to become entrepreneurs. A 10% increase in a district's population density increases the share of people who wish to become entrepreneurs by
approximately 1%.