23 janeiro 2010

Associações femininas formam empreendedoras com apoio do POPH

Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, preside, sexta-feira, dia 22 de Janeiro 2010 à cerimónia de assinatura dos Contratos aprovados no âmbito do 2.º Concurso para financiamento de projectos de Empreendedorismo Feminino, enquadrados no Eixo 7 – Igualdade de Género, do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) do QREN.

Estes projectos visam: promover estratégias de apoio ao empreendedorismo das mulheres, incentivar o associativismo e a criação de redes, favorecendo o auto emprego, a capacidade empresarial e a qualidade da participação feminina na vida activa.
Estas iniciativas permitem, ainda, dar visibilidade à implementação de planos para a igualdade no contexto das associações empresariais, reforçando a sensibilização das empresas na área da Responsabilidade Social em termos de políticas para a igualdade.

No âmbito da medida 7.6 do POPH - Apoio ao empreendedorismo, associativismo e criação de redes empresariais de actividades económicas geridas por mulheres, foram aprovados 53 projectos, representando um investimento na ordem dos 7 200 000 euros, os projectos têm a duração máxima de 36 meses.
Na medida 7.2 do POPH - Planos para a Igualdade, foram aprovados 15 projectos, representando um investimento na ordem dos 1 300 000 euros, os projectos têm a duração máxima de 24 meses.

A cerimónia no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos conta também com a presença Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, do Governador Civil de Braga, Fernando Moniz, do Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Manuel Albano, e das várias Associações apoiadas

Na actual conjuntura económica, o desemprego feminino é ainda mais alto. As mulheres que procuram emprego por conta de outrem podem mais facilmente encontrar oportunidades trabalho por conta própria. Mas estas oportunidades exigem maiores capacidades de iniciativa, de organização e sobretudo de promoção comercial, pois o empresário tem de angariar clientes todos os dias. Estes cursos de empreededorismo servem para treinar as novas empresárias e para apoiar o processo de desenvolvimento do seu negócio no âmbito de redes associativas de apoio mútuo.

Fonte: Portal do Governo, Portal da Igualdade

3 comentários:

PPP Lusofonia disse...

Confrontadas com o despedimento ou fim de um contrato de trabalho, as pessoas sofrem muitas perdas, não só do emprego e da remuneração, mas também dos colegas e das redes sociais, do prestígio e estatus social, e frequentemente da identidade e qualificações profissionais que podem ter ficado obsoletas ou desajustadas à procura. Isto tem efeitos materiais e também sociais, na auto-estima, na saúde, na harmonia familiar, etc.

Os desempregados poderão ter que "fazer o luto" de algumas destas perdas e procurar ser pro-activos na sua reciclagem profissional, recorrendo a diversos apoios incluindo as “medidas activas de combate ao desemprego” do IEFP, includindo a formação e os apoios à criação do próprio emprego e o empreendedorismo.
O voluntariado profissional, o “networking and self-help groups”, o desporto também podem contribuir para ajudar as pessoas a manter o ânimo e a auto-estima nestas fases difíceis de transição profissional, “in-between jobs".

Neste contexto, as associações ajudam a combater o isolamento e reforçar as capacidades comerciais que são as mais importantes para uma "empresária por conta própria"

Beijoz xx! disse...

No dia seguinte, sábado, 30 de Janeiro, será a vez da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, se deslocar a Viseu em visita oficial.

Vai presidir a apresentação pública dos projectos de ONG’s apoiados pelo POPH no âmbito do Eixo 7 – Igualdade de Género, no Auditório da ESTV – Escola Superior de Tecnologia de Viseu (IPV Viseu), pelas 10:45h.

PPP Lusofonia disse...

Seminário na FLAD

Mulheres Empreendedoras, Portugal- Marrocos-EUA
Data: quarta-feira, 19-Maio-2010, 9h30-17h30
Inscrições: fladport@flad.pt, tel 213 935 800
Local: Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento
Rua Sacramento à Lapa, 21
Lisboa
www.flad.pt